Agronegócio
Jovem santo-antoniense inicia criação de tilápias em piscina
24/09/2020 14:49
Foto: André Taborda

Samuel Gomes de Oliveira, um jovem de 16 anos, residente no Rincão da Chácara, interior de Santo Antônio das Missões iniciou uma criação de tilápias em um tanque criado por ele mesmo, utilizando uma piscina.

Samuel conta que o objetivo da criação é para consumo e comercialização e que a ideia de investir em piscicultura já havia na família, porém, na propriedade a produção de peixe sempre foi prejudicada devido ter muitos predadores de alevinos, foi então que surgiu o plano de iniciar a criação em uma piscina.

Os materiais utilizados na construção do ambiente para produção, foi uma piscina infantil, alguns canos de pvc, um balde com materiais de filtragem (tijolo, pedras, carvão e feltro) e um motor de máquina de lavar, e todos juntos, realizam o processo de habitat dos peixes, circulação da água e drenagem das impurezas da água e regulação do Ph (O pH corresponde ao potencial hidrogeniônico de uma solução. Ele é determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+) e serve para medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de determinada solução).

Samuel explicou à nossa reportagem que no tanque foram colocadas 400 tilápias e tem a expectativa de tirar cerca de 350 a 300. Ele relatou que este índice de mortalidade, é devido ser a primeira leva da produção, o que o leva a aprender e descobrir o que deve aprimorar para diminuir o número.

A alimentação das tilápias é feita através de ração e o tipo, bem como, a quantidade é determinada pelo crescimento e a fase da produção.

O jovem detalhou também que após três meses dos alevinos na piscina estes serão retirados e colocados no tanque de engorda, um ambiente natural, e após mais três meses, os peixes poderão ser consumidos e comercializados.

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Rádio 89,1FM

Mais notícias - Agronegócio