Especial
Jovem inicia projeto para acolhimento de animais abandonados e maltratados em Santo Antônio das Missões
24/09/2020 14:41
Foto: Divulgação

Participou do programa Conversa Aberta da quarta-feira, dia 23, a jovem santo-antoniense Gidiani Nascimento dos Santos, relatando sobre um projeto que deu início em Santo Antônio das Missões, relacionado aos animais abandonados e maltratados.

Conforme Gidiani, no momento, são ideias que estão sendo debatidas entre um grupo de amigos que decidiram abraçar a causa juntamente com ela, formando uma diretoria para poder dar início na documentação necessária para a criação de uma Organização Não Governamental (ONG) voltada para os animais.

Ela relatou que há um número bastante expressivo de animais abandonados na cidade e nas estradas do interior do município, principalmente cadelas, e muitas delas com vários filhotes, que acabam sofrendo com a falta de alimentação e água, com isso, o objetivo da ONG é ajudar animais que vivem nas ruas, como aqueles que precisam de cuidados médicos e de alimentação, encontrar uma forma de diminuir e solucionar um problema que está se tornando um caso de saúde pública no município.

A jovem relatou que a criação da ONG para os animais é um sonho antigo que permanece vivo dentro dela, pois, através do amor que tem pelos animais, não suporta ver cachorros abandonados, desnutridos e maltratados nas ruas e também nas próprias residências de seus donos.

Após a divulgação da ideia, o grupo de amigos que estão empenhados em colocar na prática esse projeto, já informaram a nossa reportagem que receberam o apoio de uma médica veterinária e a formalização de um CNPJ, sendo batizado como Anjos de Quatro Patas.

Para a organização se tornar realidade na cidade, eles ainda precisam de muito apoio, bem como, de um escritório que possa formalizar a documentação, um advogado para os trâmites burocráticos e da própria população que puder contribuir.

Questionada sobre o maior desafio nesta caminhada, ela respondeu que primeiramente será um local para a implantação e a ajuda financeira para dar início e depois manter a ONG, pois, o projeto é sem fins lucrativos, antes de tudo “é preciso que as pessoas se dediquem de coração, amam os animais, para auxiliar nesse projeto” – ponderou Gidiani.

Outro ponto que eles pretendem se dedicar é nos animais maltratados pelos próprios donos, que são muitos na cidade, relatou ela. “Passei por uma situação, em que o dono de um animal saiu de casa e demorou dias para retornar, e eu fui comunicada, levei comida e água para o cachorro enquanto o dono não estava, pois não havia nenhuma pessoa que tenha ficado de responsável, e isso precisa acabar, se quer ter um animal de estimação, é preciso ter responsabilidades com o mesmo” – complementou.

A jovem Gidiani, fez um pedido para a comunidade, aqueles que tiverem seus animais, que deem atenção, cuidem, porque eles também tem sentimentos, e ainda deixou um recado para aqueles que abandonam, - “pensem antes de fazerem isso, tenham piedade dos animais que não tem como se defender”, bem como, convidou aqueles que amam os animais, a abraçarem esta causa e ajudar a tornar a ONG uma realidade para amenizar o problema e dar mais amor e uma vida melhor para eles.

Ela falou que por mais que foi dado um ponta a pé na ONG, as pessoas não devem sair abandonando os animais, pois, esse projeto está iniciando do zero e para poder dar o suporte necessário será preciso de muito apoio financeiro e de mão de obra.

Quem quiser conhecer mais sobre o projeto e realizar doações, pode entrar em contato com  a Gidiani pelo telefone WhatsApp 55 9 9682-6899.

Autor: Alcides Machado

Fonte: Rádio Fronteira Missões

Mais notícias - Especial