Geral
Primavera com o fenômeno La Niña provocará menos chuvas na região das Missões
22/09/2020 10:52
Foto: Ilustrativa / Internet

A meteorologista, Catia Valente, da Somar, participou do programa Conversa Aberta desta terça-feira, dia 22, falando sobre o início da estação primavera, a qual já começa com influência do fenômeno La Niña, ocasião que o oceano pacífico equatorial fica com águas mais frias que terá consequências à atmosfera, gerando as irregularidades nas chuvas nas próximas semanas.

A meteorologista disse que o oceano já vem apresentando temperaturas abaixo da média nesses últimos meses, ou seja, o oceano já provocou nos últimos meses temperaturas e clima irregular. Segundo ela, esse comportamento justifica o que vem ocorrendo pelo Brasil.

A primavera não deixará de ter chuvas, até porque é a estação mais chuvosa no estado do Rio Grande do Sul, principalmente no final do mês de setembro e durante o outubro, no entanto, com a confirmação da La Niña, o padrão dessas chuvas terá bastante irregularidades que deve ficar influenciado por esse oceano mais frio, as chuvas podem serem mais espaçadas, com pouca frequência.

Catia lembra que nós tivemos um verão passado bastante seco aqui no estado, e esse padrão reflete também nessa condição atual, tanto que ao longo do inverno teve dias bastante chuvosos, ficando um pouco acima do normal em nossa região, porém muito abaixo na metade sul do estado, partes do oeste também não houve a recuperação do déficit hídrico acumulado de 6 meses de estiagem, já na metade norte do estado teve a recuperação em algumas áreas, e no nordeste do estado choveu bem mais do que a média, isso se torna um ponto positivo, mas a expectativa é de que essa regularização que se esperava agora não vai acontecer.

A meteorologista relatou que esse fenômeno da La Niña, fará que um mês poderá ter mais chuvas do que o outro, e isso é o que preocupa os gaúchos, pois o RS é um estado totalmente dependente das chuvas, e isso se reflete ao longo dos próximos meses.

A expectativa para o restante desse ano é a drástica diminuição do volume de chuvas, o que deixará produtores atentos e preocupados com a situação do clima para sua produção.

La Niña

O La Niña é um fenômeno natural que, oposto ao El Niño, consiste na diminuição da temperatura da superfície das águas do Oceano Pacífico Tropical Central e Oriental. Assim como o El Niño, sua ocorrência gera uma série de mudanças significativas nos padrões de precipitação e temperatura ao redor da Terra.

Autor: Alcides Machado

Fonte: Rádio Fronteira Missões

Mais notícias - Geral