Cultura
Abertura representativa da Semana Farroupilha em Santo Antônio das Missões
17/09/2020 16:22
Foto: Jéssica Ourique

Na tarde da quarta-feira, dia 16, o Piquete dos Farrapos e Piquete Rastro Missioneiro de Santo Antônio das Missões realizaram a abertura da Semana Farroupilha 2020 de uma forma diferente para não deixar está data tão importante para os gaúchos passar em branco.

A pandemia impediu que os gaúchos realizassem as comemorações tradicionais e anuais, mas adotando os protocolos de saúde e as medidas de prevenção ao Covid-19, os familiares de Nego Betão (in memorian) e representantes do Piquete Rastro Missioneiro realizaram uma caminhada até o Cemitério Municipal para acender a Chama Crioula no túmulo do tradicionalista. Após orações a chama foi conduzida até o Piquete para a cerimônia de abertura.

Algumas autoridades, lideranças e integrantes do CTG Porteira das Missõesacompanharam a família de carro e participaram do acendimento da chama e também do ato de abertura representativo da Semana Farroupilha 2020.

A Chama Crioula foi levada até o Piquete dos Farrapos, onde também foi realizado o hasteamento das bandeiras, pronunciamento de autoridades e entrega de um certificado de reconhecimento por manter viva as tradições gaúchas para a filha, Carmem Lúcia Ferreira, representante da matriarca da família.

A Semana Farroupilha deste ano será atípica no Piquete, apenas com comercialização de almoço pague e leve e no próximo domingo, bolo frito e café.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Rádio 89,1 FM

Mais notícias - Cultura