Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Frente Parlamentar e Secretaria de Desenvolvimento Econômico farão seminário para aproximar estatal chinesa a empresários do RS
09/09/2020 16:27
Foto: Reprodução

A Frente Parlamentar Brasil-China, em parceria com a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo organizará um seminário para apresentar a CITIC Group Corporation, maior conglomerado empresarial e estatal Chinês, a empresários, prefeitos, lideranças e empreendedores gaúchos. A sugestão partiu do coordenador da Frente, deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) e foi muito bem recebida pelo secretário Rodrigo Lorenzoni, em reunião virtual realizada na manhã desta terça-feira (08/09), com a presença do empresário gaúcho Paulo Tigre.

Conforme o deputado, o seminário será oportunidade para que o Parlamento, Federações Empresariais, Associações Comerciais do RS e Prefeituras saibam “o que é e que portas a CITIC pode abrir para o mercado gaúcho”. A realização do evento, ainda de acordo com Jeferson, atende à manifestação da Embaixada da China no Brasil, que reforçou à Frente Parlamentar a necessidade aprimorar as relações comerciais do país asiático com o RS, a partir da validação institucional, a exemplo do que já ocorre com o estado de São Paulo. “Desde que chefiei missão gaúcha à China venho ressaltando ao governo gaúcho a importância de nos adaptarmos a este hábito chinês e constituirmos uma relação institucional com eles. Os chineses entendem que os empresários, empreendedores devem estar associados, respaldados pelo Poder Público nestas transações. Por isso a importância do nosso envolvimento”, reiterou.

Jeferson rememorou reunião da Frente Parlamentar ocorrida no dia 28 passado, na qual o gerente Comercial da CITIC, Gaio Dória, informou que o conglomerado pretende fazer investimentos em infraestrutura no RS e ampliar a compra e venda de outros produtos, além da soja que já importam do estado. “Eles já mantêm um investimento milionário de operação de carvão em Candiota. E querem fazer mais, mas a relação institucional vem antes do investimento”, acrescentou o parlamentar.

O secretário de Desenvolvimento e Turismo se mostrou aberto ao estreitamento das relações comerciais do Estado com a China. Ele lembrou que o RS é co-irmão da província de Hubei, o que também considera positivo neste sentido. “Quando falamos em desenvolvimento econômico para o RS temos de estar abertos para onde houver oportunidades. O debate ideológico fica em outro plano. A China é um mercado que não pode ser desconsiderado”, assinalou. Lorenzoni definiu o seminário como “viável, possível e necessário” para que o RS possa “conhecer a CITIC e a estatal a nós, ampliando espaços de interlocução. Afinal, relações comerciais, assim como quaisquer relações, precisam ser construídas e mantidas”. Neste sentido, o secretário crê que a Frente Parlamentar já possui um espaço de interlocução consolidado com os chineses. “Vamos nos guiando pela Frente”, concluiu o secretário, que colocou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico à disposição da Frente Parlamentar Brasil China para ajudar na organização do seminário.

Paulo Tigre observou que a CITIC tem perfil de investidora. “Eles têm o perfil certo. Neste novo momento gaúcho, se mostrarmos um ambiente de retomada de negócios, de investimentos, vamos evoluir com eles”, apostou o empresário. “Para podermos fazer uma retomada mais rápida da economia do estado, estamos à disposição da Frente”, completou Lorenzoni.

Autor: Andréa Farias

Fonte: Assessoria de Imprensa do deputado Jeferson Fernandes (PT)

Mais notícias - Geral