Marcelo Blume
Princípios da Amazon
09/09/2020 16:26
Foto: Arte | Eliara Cruz

As vendas on line têm crescido muito nas últimas décadas, tendo acelerado ainda mais no mundo todo, com a pandemia. Independente do tamanho, ramo e local da sede, nossas empresas têm muito mais motivos para também estarem presentes nos market places locais ou nacionais. A Amazon é responsável por mais de 50% das vendas on line nos EUA, por mais inacreditável que uma empresa pudesse conseguir este feito e vem ganhando mercado em muitos países, incluindo o Brasil.

Jeff Bezos, o fundador e atual CEO da Amazon tem a maior fortuna do planeta, conforme os rankings atuais da FORBES e outras.

Chamo a atenção dos amigos para a Amazon, acreditando que precisamos entender como seu fundador superou dificuldades e criou uma empresa que é invejada pelo mundo do varejo. A “chave” do sucesso da Amazon é atribuída à cultura organizacional, especialmente quando se pretende comparar o sucesso desta, com outras empresas. Os prêmios recebidos mostram que eles procuram deixar muito claro que as pessoas e a cultura da Amazon são prioridade, assim como quais são as regras do jogo e como as coisas são feitas na empresa. Em vários espaços e momentos é possível verificar que mesmo que a pessoa seja muito talentosa, só fica se estiver alinhada com a cultura organizacional. A demissão voluntária é incentivada com bônus financeiros aos que não estão apaixonados pelo que estão fazendo.

Procurei sintetizar os princípios declarados desta cultura da Amazon nas linhas a seguir, entendendo que cada leitor pode adaptá-los ao seu negócio:

– Trabalham para ganhar e manter a confiança dos clientes, muito mais do que trabalham para acompanhar a concorrência;

– Não sacrificam o resultado a longo prazo em troca do resultado a curto prazo. Não dizem “isso não é o meu trabalho” e agem em nome de toda a empresa;

- Inovam e inventam procurando sempre simplificar. Procuram novas ideias em todos os lugares e não somente dentro da empresa, mas não tentam “reinventar a roda”;

– Contratam e desenvolvem os melhores, buscando reconhecer os talentos excepcionais;

- Buscam incansavelmente os mais altos padrões para produtos, serviços e processos, não escondendo os defeitos “debaixo dos tapetes”, sendo que os problemas resolvidos devem servir de aprendizado e novas práticas;

– Pensam grande, criam e comunicam uma direção que inspira resultados. Os líderes inspiram a equipe e cuidam de todos os detalhes para sempre servir bem os clientes;

- Aceleram as questões relacionadas ao negócio valorizando as decisões com risco aceitável;

- Não gastam dinheiro com aquilo que não importa direta ou indiretamente aos clientes;

– São sinceramente mente aberta, realmente ouvem e estão dispostos a examinar suas convicções, mesmo as mais fortes, com humildade;

- Desafiam respeitosamente as decisões quando discordam, mesmo quando isso é desconfortável ou cansativo. Não gastam energia só para manter o conforto diante de uma ideia que não acreditam, mas uma vez que uma decisão é tomada e determinada, se comprometem totalmente com a sua efetividade;

– Entregam resultados focando nos principais insumos para o negócio e na entrega com a qualidade adequada e em tempo hábil.

Aprender com quem já passou por algumas experiências e está disposto a compartilhar o aprendizado é uma forma de ganhar tempo e evitar desperdícios. Espero que os princípios da liderança da Amazon de alguma forma possam contribuir com os amigos leitores para fazerem melhor o que se propõe.
Um abraço e até a próxima!

 

Autor: Marcelo Blume

Mais notícias - Marcelo Blume