Marianita Ortaça
Cultive emoções positivas
04/09/2020 17:24
Foto: Arte | Eliara Cruz

Tudo o que sentimos resulta das emoções que produzimos. Estas, por sua vez, são respostas químicas do corpo, baseadas em memórias emocionais. Elas ocorrem por diversos motivos, e funcionam de modo a originar comportamentos a impulsionar uma determinada ação. Podendo, a mesma, produzir diversos tipos de reações, tanto positivas, quanto negativas.

Na maioria das vezes, habituamo-nos a reter com maior facilidade as experiências negativas, não abrindo espaço para a valorização das coisas boas que nos acontecem. Em contraponto, estudos destacam que cultivar emoções positivas como otimismo, generosidade, gratidão, conduzem a atitudes intencionais e estilos de vida mais saudáveis, e melhor bem estar.

Assim, as emoções positivas não só ampliam a nossa cognição, como também permitem que tenhamos um forte incremento benéfico em pensamentos e ações. Em outras palavras, ajudam a se ter melhor desempenho nas tarefas, fortalecem os relacionamentos, inspiram a criatividade e a motivação.

Para estar bem consigo, faz-se fundamental o cultivo de emoções positivas, que permitem atingir uma disposição mental expansiva, tolerante e criativa, iniciando, assim, novas ideias e experiências.

Autor: Marianita Ortaça

Mais notícias - Marianita Ortaça