Cultura
Jovem santo-antoniense participará da fase final do Festival Tertúlia Piá em Santa Maria
04/09/2020 14:38
Foto: Divulgação

Entre os dias 27 de julho e 05 de agosto, iniciou um dos maiores festivais de poesia do estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Santa Maria, a 6° Tertúlia da Poesia e juntamente a 4° Tertúlia Piá, dessa vez online por decorrência das circunstâncias da pandemia do novo coronavírus.

As inscrições dos participantes foram feitas através de áudio, como regra, deveria ser interpretada uma poesia das edições anteriores, onde o jovem santo-antoniense, Héctor Lima da Rosa, de 12 anos, enviou a poesia como nome “Pelo olhar de um Domador”, do autor Maximiliano Alves de Moraes, que na 2° edição da tertúlia da poesia foi defendida pelo declamador Zeca Alves.

A Tertúlia Piá é uma programação da prefeitura de Santa Maria através da secretaria de Cultura esporte e lazer, juntamente com o Galpão da Poesia Crioula, Centro de pesquisas Folclóricas Pia do Sul (CPF) e Associação Tradicionalista Estância Minuano (AT), fazendo parte da Tertúlia da Poesia.

Após as inscrições, uma comissão formada por nomes da poesia gaúcha, sendo, o poeta Rodrigo Bauer, a poetisa Bianca Bergamam e o poeta e declamador Érico Padilha, estes tiveram a responsabilidade de selecionar três adolescentes com a idade entre 12 e 15 anos para a fase final.

No dia 12 de agosto, a família de Hector, recebeu a informação de que ele havia sido classificado para a fase final, e a reportagem da Rádio 89,1 FM conversou com ele, questionando o seu sentimento de estar vivendo esse momento, ele disse “estou muito feliz em poder levar o meu amor pela poesia e o nome de nosso município mais uma vez a um grande evento a nível regional”.

As pessoas poderão acompanhar e prestigiar o santo-antoniense na fase final que ocorrerá hoje, sexta-feira, dia 04, a partir das 18h30min pelo link www.facebook.com/TheatroTreze/ através do Facebook e no Youtube pelo link www.youtube.com/channel/UC5pGb9OY-CNKem8deJ-wigg .

Hector, representante de Santo Antônio das Missões vem se destacando neste ano em rodeios realizados na forma online e fez um agradecimento ao amadrinhador e músico Kayke Mello da cidade de Santa Maria que sempre auxiliou quando precisou e ao Edilsom Mendes que realizou a gravação e edição do vídeo que foi enviado e será transmitido.

 

Autor: Alcides Machado

Fonte: Rádio Fronteira Missões

Mais notícias - Cultura