Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Saúde
Coordenador de vigilância em Saúde de Bossoroca fala sobre a pandemia no município
29/08/2020 08:26
Foto: Reprodução | Prefeitura de Bossoroca

Rodrigo Comassetto de Farias, coordenador de vigilância em Saúde de Bossoroca, traz um relato sobre a pandemia no município, número de casos, recuperações e ações realizadas, considerando que o enfrentamento ao Covid-19 continua.

Bossoroca contava, na sexta-feira, dia 28, com 69 casos em isolamento domiciliar seja por sintomas gripais ou casos confirmados de Covid-19, hoje temos 52 casos ativos no município, 95% assintomáticos e o restante com sintomas leves sendo acompanhados pelas equipes de saúde.

Há no município, 15 casos recuperados, ou seja, já curados, contabilizando um total de 68 casos positivos desde o início da pandemia, e infelizmente possuímos 01 óbito até o momento.

As medidas preventivas foram e estão sendo tomadas desde o início da pandemia, como fiscalização rigorosa de estabelecimentos comercias e públicos, seja pela Vigilância Sanitária ou fiscais tributários, coibição de aglomerações e descumprimento aos decretos com apoio da Brigada Militar, disk denúncia Covid, ampla divulgação de material informativo nas redes sociais e outros meios de comunicação tanto do município quanto da região, como rádios e jornais, e também a ampla divulgação a toda à comunidade dos decretos municipais e orientações sanitárias a comunidade e informativo epidemiológico periódico. Também são realizadas barreiras sanitárias nas entradas principais de acesso a cidade onde todos que adentram são orientados quanto as medidas de prevenção, aferida temperatura e realizado sanitização dos veículos.

Também houve a formação do comitê de enfrentamento ao Covid-19, contanto com a participação de inúmeros setores da comunidade, para a tomada de decisões referentes ao enfrentamento no município.

Rodrigo destacou que o crescimento no número de casos está correlacionado com o aumento significativo de testes aplicados, sendo este aplicado tanto em sintomáticos como assintomáticos, onde até o momento já foram realizados mais de 500.

Aproveitou para informar quanto aos testes sorológicos (os testes realizados nos laboratórios), "Os testes sorológicos, realizados com amostra de sangue, são indicados para identificar anticorpos em pessoas que iniciaram sintomas há mais de 10 dias ou que, mesmo sem sintomas, tiveram conhecimento de contato prévio com pacientes cujo o diagnóstico para o novo Coronavírus foi positivo". Os anticorpos IgM e IgA geralmente aparecem após 7 a 10 dias a partir do início dos sintomas. Já os anticorpos da classe IgG surgem, em geral, após 10 a 14 dias a partir do início dos sintomas”; por isso da diferença entre os resultados obtidos nos testes rápidos para os testes laboratoriais, há que se observar o tempo certo para coleta, dentre outros fatores, sendo que os testes rápidos podem evidenciar por vezes resultados falsos positivos.

Lembrou que tudo que se usa no mundo a nível de Covid-19 é novo, protocolos, tratamentos, exames, não esperem o máximo de eficácia em tudo que é ofertado, caso fosse algo simples já estaríamos com cura para o mesmo.

A situação encontra-se sob controle e infelizmente é mais do que o esperado para a atual situação da pandemia no Brasil e no resto do mundo.

Disse ainda, contar com a colaboração de todos no cumprimento dos decretos municipais e orientações sanitárias.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Bossoroca

Mais notícias - Saúde