Geral
Presidente do Comped aponta demandas ligadas as pessoas com deficiência em Santo Antônio das Missões
27/08/2020 16:58
Foto: Alcides Machado

Clairton Cesimbra, presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comped) de Santo Antônio das Missões, participou do programa Conversa Aberta desta quinta-feira, dia 27, e abordou sobre as demandas ligadas as pessoas com deficiência e as melhorias que ainda são necessárias no município.

Ele explicou que a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é um momento de refletir sobre as diferenças, de avaliar as necessidades deste público, bem como, esclareceu que, as pessoas com deficiência não querem privilégios, buscam apenas uma convivência harmônica e digna com os chamados “normais” da comunidade. Evidenciou que quando reivindicam algo querem qualificar as condições, de modo a superar as suas carências, e também, manter uma relação mais humana com os demais membros da sociedade.

Clairton apontou algumas demandas que o Conselho vem discutindo e deve buscar junto aos órgãos competentes. Na área Legislativa, a proposição é de construção de vagas para cadeirantes em frente aos mercados e principais locais públicos, Passe Livre para fora do Estado, auxílio doença e um estudo por parte do Poder Executivo na isenção do IPTU ou desconto conforme a renda das famílias com pessoas com deficiência.

No setor de saúde, as sugestões elencadas é o aumento de vagas e profissionais de fisioterapia para atender os pacientes que demandam deste atendimento, a necessidade de fisioterapia a domicílio para as pessoas que não conseguem se deslocar até a Secretaria de Saúde, bem como, aumentar vagas para atendimento de fonoaudiólogo, prioridade nas vagas para consultas e exames neurológicos e psicológicos, incluir agentes de saúde para contribuir no levantamento das pessoas com deficiência e viabilizar encaminhamentos através da secretaria para programa de concessão de prótese, cadeiras de rodas e óculos.

Ele também ponderou ser importante repensar melhorias nas calçadas e ruas para facilitar a locomoção dos cadeirantes e aquelas pessoas com mobilidade reduzida, inclusive, propõe que o engenheiro do município estude a possibilidade de padronização das calçadas, já que os meios fios são altos.

Quanto as questões educativas, as demandas giram em torno da conscientização da sociedade, compreensão da prioridade de atendimento das pessoas com deficiência nos órgãos públicos, realizar palestras de empoderamento da família e cuidador, além de buscar uma maior inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Rádio 89,1 FM

Mais notícias - Geral