Economia
Sebrae RS: 87% das pequenas empresas gaúchas estão funcionando
24/08/2020 15:55
Foto: Reprodução | Internet

A mais recente Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise, desenvolvida pelo Sebrae RS entre os dias 03 e 16 de agosto, mostra o início da retomada econômica para boa parte das micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O levantamento revela que 87% das empresas pesquisadas estão funcionando e apenas 13% estão sem a possibilidade de abrir por conta, principalmente, da natureza da atividade ser presencial e pelos decretos municipais.

“Os números positivos destacados nesta edição da pesquisa nos animam e mostram que, aos poucos, a economia vem retomando seu ritmo”, ressalta o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy. A remodelagem de negócio já é uma realidade para 16% das empresas, o que também ajuda nesse processo de retomada. “A economia é um organismo vivo e a pandemia exigiu dos empreendedores criatividade e ousadia para mudar e/ou remodelar seus negócios. Por isso, temos atuado de forma muito próxima, contribuindo nesse processo de adequação e ajustes tão necessários neste momento ainda instável”, acrescenta Godoy.


O faturamento das empresas também começa a dar sinais de reação positiva. Para 12% delas aumentou (em julho apenas 8% sinalizavam aumento); em 26% se manteve inalterado; e 62% ainda sentem a redução no faturamento, ante os 76% da pesquisa anterior. O resultado pode ser atribuído à flexibilização das medidas restritivas, que possibilitaram a volta da operação de um maior número de atividades.


O estudo mostra ainda que a principal necessidade dos pequenos negócios permanece sendo o capital de giro (59%) com redução de seis pontos percentuais em relação ao mês de julho, entretanto outros temas seguem como importantes na retomada das atividades, entre eles: análise sobre tendências e perspectivas do mercado (26%), alternativas para diversificar produtos e serviços (24%), consultoria para gestão financeira (18%) e análise sobre o comportamento do consumidor (17%).


Dos entrevistados, 48% buscaram crédito desde o início da crise e destes 50% não conseguiram o recurso. As restrições cadastrais das empresas e/ou dos sócios e a falta de garantias ou avalistas foram os principais entraves para a não obtenção do recurso. O levantamento ouviu 522 empreendedores. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 4%.


Pronampe

O alento aos empreendedores que precisam de recursos surge com as medidas, especialmente do governo federal, que facilitam o acesso ao crédito para os pequenos negócios. Entre estas ações está o lançamento da segunda fase do PRONAMPE, com a liberação de R$12 bilhões adicionais para as micro e pequenas empresas a partir de portaria do Ministério da Economia, que prorrogou até novembro o prazo para que as instituições financeiras formalizem operações de crédito por meio deste Programa. Através do Fundo Garantidor de Operações (FGO), o governo dá garantia aos agentes financeiros, em nome dos pequenos negócios, para obterem crédito com as instituições financeiras credenciadas.


Confira mais dados da pesquisa realizada pelo Sebrae RS:

Formato a empresa está funcionando

38% com estrutura adaptada;

35% sem alteração no formato;

18% com ferramentas digitais;

9% Delivery e take away;


Motivo de não estar funcionando

35% Funciona somente presencial;

22% Decreto governamental/bandeira vermelha;

16% Remodelando o negócio;

7% Decidiu fechar a empresa definitivamente;


Faturamento nos últimos 30 dias

62% diminuiu;

26% manteve;

12% aumentou;


Empresas que procuraram financiamento

39% Junho;

42% julho;

48% agosto;


Principais necessidades

59% Capital de giro;

26% Análise sobre tendências e perspectivas do mercado;

24% Alternativas para diversificar produtos e serviços;

18% Consultoria para gestão financeira;

16% Orientações sobre finanças;

17% Análise do comportamento do consumidor;

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae RS

Mais notícias - Economia