Marianita Ortaça
 Você é feliz no trabalho?
21/08/2020 08:25
Foto: Arte | Eliara Cruz

Pergunta profunda, não é mesmo? Alguns irão pensar: - Sou feliz!!! sem analisar tão profundamente, meio que, num gesto apressado, com medo da própria interrogação. Outros vão pensar: - Isso é utopia. Não é possível ser feliz no trabalho. Alguns irão lembrar de situações isoladas nas quais se sentiram ou se sentem felizes. 

Sim, é possível ser feliz no trabalho! Mas não é fácil e nem tem fórmula específica. 
A verdade é que, se escolhemos algo que gostamos de fazer a felicidade pode vir junto. Mas essa felicidade não é constante e não fica ali sem motivo. Precisamos alimentá-la, protege-la para que não se vá. 

Falando em escolha, ela é muito importante quando se trata de trabalho e, para quase tudo na vida. Você não acha? Mesmo se você for escolher um doce... se o seu desejo é por um negrinho, comendo o branquinho não será a mesma coisa. 
Só que nossas escolhas -  muitas vezes - envolve a questão financeira. Pense no exemplo dado, o negrinho tem um valor um pouco maior, você escolhe o branquinho, pois, no momento lhe parece a decisão mais sensata. Na escolha de uma profissão você pode escolher aquilo que lhe trará mais ganhos financeiros, ao invés daquilo que realmente deseja exercer. Fazendo isso as chances de se sentir infeliz no trabalho é alta. 

A remuneração é algo importante sim, mas, no trabalho nos escraviza muitas vezes. Isso tudo se dá porque ligamos a felicidade a bens, a prosperidade financeira. Mas um maço de dinheiro no final do mês com o passar do tempo não valerá o gasto de energia que você tem trabalhando diariamente e por vários anos com algo que não lhe traz prazer.

Por outro lado, o trabalho, por melhor que seja, não vai lhe trazer prazer sempre. O estresse é inevitável, a forma que lidamos com ele é que vai determinar o quanto podemos usufruir de momentos felizes. Agir de forma estratégica, não deixando que o estresse se instale e permaneça ali, é importantíssimo. Se você gosta de bater um papo, tomar um café, um chimarrão ou ficar em silencio por alguns minutos... use isso no seu dia-a-dia... intercale momentos de estresse com momentos de distração. Quando você sair do trabalho, guarde um tempo para coisas que lhe tragam satisfação, pois é importante esse tempo para você se recuperar do estresse. Aceitar que viver no país das maravilhas é só nos contos de fada, faz com que você aceite o que tem e use as ferramentas que estão na sua mente em benefício próprio. 

Seja feliz, isso é uma construção sua!

 

Autor: Marianita Ortaça

Mais notícias - Marianita Ortaça