Saúde
Visitante de Garruchos passou mal, deu entrada no hospital e testou positivo para coronavírus
20/08/2020 10:36
Foto: Arte | Eliara Cruz

A população garruchense entrou em pânico nesta quarta-feira, dia 19, após conversas entre as pessoas de que uma mulher havia baixado no Hospital Ivan Goulart de São Borja e lá testado positivo para coronavírus.

A reportagem da Rádio Fronteira Missões apurou as informações sobre este caso e conversou com o prefeito de Garruchos, João Carlos Scotto, o qual explicou a situação.

Conforme Scotto, a paciente que deu entrada no hospital se tratava de uma mulher, visitante no município, com domicilio em outra cidade, ela chegou em Garruchos para visitar familiares no dia 08 de agosto, já no dia 10, ela passou mal, recebeu atendimento médico na Unidade Básica de Saúde e devido a necessidade de maiores cuidados foi encaminhada para o hospital, já na instituição, devido os sintomas, foi realizado um exame para investigar possível contaminação de coronavírus, o qual testou positivo para a doença.

Após, a Administração receber a confirmação do caso, de imediato o órgão de saúde orientou a família e pessoas que tiveram contato com a paciente e colocou os mesmos em isolamento domiciliar, e começaram a ser monitorados diariamente, até o momento todos os testes já realizados nessas pessoas resultaram negativo. Essa mulher passou pela barreira sanitária, por isso a equipe de Saúde tinha o controle.

O prefeito falou que no momento que a visitante chegou no município, a equipe de saúde já visitou e orientou sobre as regras do decreto, como o isolamento social, seguindo os protocolos de saúde.

O administrador disse que por mais que estão realizando as barreiras sanitárias diariamente, não existe lei que impede qualquer cidadão de se deslocar, é um direito de todos de ir e vir, ponderando que é preciso as pessoas terem a consciência e orientar os familiares que o momento não é de visitas, principalmente pessoas de cidades com altos registros de casos, “é um bem para todos” – falou ele.

O prefeito ainda relatou que todos já estavam preparados para uma situação como essa, pois as cidades vizinhas já registraram casos e conforme os dados das barreiras sanitárias mostram que o município recebe diariamente pessoas de fora, mas os trabalhos de prevenções devem prosseguir até o fim da pandemia, pois a preocupação no momento é a vida das pessoas, bem como ele ainda frisou que não interessa de onde é a pessoa, caso precisar de atendimento médico, não só como dever do município, mas sim de cidadão é de prestar apoio a essas pessoas.

Garruchos até o momento não tem nenhum caso confirmado de coronavírus, e o caso relatado já se passou 10 dias, e a equipe da Saúde está atenta em tudo e continua acompanhando essas pessoas caso venham apresentar sintomas.

Um caso parecido como esse já ocorreu no município alguns meses atrás, porém também não houve disseminação do vírus.

 

Autor: Alcides Machado

Fonte: Rádio 89,1 FM

Mais notícias - Saúde