Policial
Produtos apreendidos em operação foram inutilizados pela Vigilância Sanitária do município de Santo Antônio das Missões
15/08/2020 09:30
Foto: (Fotos: Divulgação / BM)

Na tarde da sexta-feira, dia 14, em atuação e repressão aos crimes do campo e em razão do grande volume de furtos de animais e denúncia de abates clandestinos, foi montada uma operação com a Vigilância Sanitária de Santo Antônio das Missões e Inspetoria veterinária para fiscalização no comércio local.

Foram fiscalizados açougues e supermercados, em um açougue foram apreendidas carnes de origem animal sem procedência, mal acondicionadas e impróprias para o consumo humano, totalizando 261Kg de carne bovina e pequenas quantidades de charque, frango e miúdos.

O material apreendido na operação foi inutilizado pela vigilância sanitária do município. A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia para confecção do registro.

O 14º Batalhão de Policia Militar orienta os consumidores, saber a procedência dos produtos que são consumidos evita danos à saúde, com a carne não é diferente.
Além de intoxicações alimentares, consumir o alimento sem a verificação da origem e inspeção de qualidade, pode ser porta de entrada para doenças transmitidas dos animais aos homens, as chamadas zoonoses. Carnes não inspecionadas ou em, mas condições sanitárias podem estar contaminadas por bactérias ou toxinas que trazem consequências a saúde do consumidor.

Carnes obtidas a partir de abate clandestino, locais impróprios sem estrutura e higiene adequada, podendo, assim ser vetores das doenças transmitidas dos animais para os homens como a tuberculose e brucelose.

Preocupados com a situação de prejuízo a saúde pública, a Brigada Militar - 14º BPM, prestou apoio aos agentes responsáveis pela fiscalização, após receber diversas denúncias de carnes em estado de conservação indevida e abates clandestinos no município de Santo Antônio das Missões.


 

Fonte: 14º BPM

Mais notícias - Policial