Geral
Tornado atingiu a região do Meio-Oeste de Santa Catarina deixando rastros de destruição
15/08/2020 08:53
Foto: (Fotos: Divulgação / ND+)

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na noite da sexta-feira (14), que um tornado foi registrado no período da tarde na cidade de Água Doce, localizada na região Meio-Oeste do Estado de Santa Catarina.
Segundo informações da Defesa Civil Municipal, na sexta-feira, dia 14, 25 casas foram destruídas, outras 700 residências foram danificadas ou destelhadas e pelo menos 11 pessoas ficaram feridas, sendo que duas em estado grave.

O chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista está em viagem nesta manhã de sábado (15) para verificar a situação de perto e dar celeridade a assistência às cidades atingidas.
Por telefone, Batista disse que já entrou em contato com o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas que sinalizou apoio para que a reconstrução nessas cidades atingidas pelo fenômeno seja o mais breve possível.

Durante a madrugada deste sábado, dia 15, a Defesa Civil prestou auxílio às famílias, especialmente na entrega de lonas, telhas e abrigando aquelas que tiveram que deixar as casas. Até as 7h20 deste sábado, seis municípios haviam sido atingidos pelo vendaval no Meio Oeste, não tendo registro de mortos.

Ainda, conforme os dados, 16 pessoas ficaram feridas, 830 desabrigados, 115 desalojados e outras 4.225 pessoas afetadas. Três municípios estão com abrigos ativos, tendo 4.245 unidades habitacionais afetadas, 65 instalações particulares atingidas, 60 repartições públicas afetadas e 10 obras de infraestruturas que também foram danificadas.
Tornados e tempestades severas

A Defesa Civil Estadual informou ainda que a atuação de um sistema de baixa pressão, combinado com o escoamento de umidade e presença de instabilidade provocaram tempestades severas e tornados em Santa Catarina.

Até por volta das 22h30min da sexta, haviam sido relatados eventos associados de granizo, chuva forte e rajadas intensas de vento, principalmente nas regiões Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste.

Os municípios mais afetados durante a tarde foram Vargem Bonita, Catanduvas, Água Doce, Tangará e Ibicaré, onde foram registradas intensas rajadas de vento que ocasionaram destelhamentos e destruição de edificações.

A Defesa Civil classificou o evento em Água Doce como tornado e disse que um tornado também foi filmado na cidade de Irineópolis, que fica cerca de 100 km de distância de Água Doce.
 

Fonte: ND+

Mais notícias - Geral