Educação
Presidente da Famurs questiona calendário de volta às aulas proposto pelo governo
13/08/2020 17:11
Foto: (Foto: Reprodução | Internet)

O presidente da Famurs e prefeito de Taquari, Maneco Hassen, concedeu entrevista ao programa Conversa Aberta da Rádio 89,1 FM nesta quinta-feira, dia 12 e se posicionou, enquanto representante da Famurs, sobre a proposta do governo do Rio Grande do Sul sobre a volta às aulas.

Maneco demonstrou preocupação com o calendário por causa do cumprimento dos protocolos sanitários, já que a pandemia de Covid-19 está com números elevados e não há indicativos que a curva reduza.

Além da preocupação, a Federação tomou por surpresa o calendário, já que o primeiro grupo de alunos retornaria em 31 de agosto. Explicou que não haverá tempo hábil para as escolas se prepararem, principalmente, na questão de compra de equipamentos de proteção. Outro fator que causou surpresa, foi que o primeiro grupo a retornar são os alunos da Educação Infantil, crianças em menor idade, um grupo que tem mais dificuldade de cumprir os protocolos exigidos no momento. O presidente ainda comentou sobre o aumento da circulação de pessoas nos municípios, possíveis aglomerações, e falou que é preciso avaliar o funcionamento dos transportes escolares.

Ou seja, questionou como irão impedir as crianças de se tocarem, de não brincarem com os mesmos brinquedos, porque a interação entre as crianças em sala de aula é normal, assim como, perguntou como vai ser o controle para que os transportes circulem com apenas 50% da capacidade.

De acordo com Maneco, mesmo não concordando com a calendário proposto, a Famurs iniciou uma pesquisa com os administradores de cada município, irá realizar uma reunião com as Associações dos Municípios e na próxima terça-feira, se reunirá com o governo para ampliar o debate, antes da decisão ser tomada por definitivo, pois, segundo ele, o Estado não apresentou nenhum dado concreto que demonstre a viabilidade do retorno às aulas.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Rádio 89,1 FM

Mais notícias - Educação