Saúde
Hospital Ivan Goulart busca credenciamento do atendimento de oncologia pelo SUS
13/08/2020 15:41
Foto: (Foto: Reprodução | Arquivo | Bonotto)

Concedeu entrevista para a Rádio 89,1 FM a diretora administrativa do Hospital Ivan Goulart de São Borja, Fernanda Bonotto, e abordou sobre o atendimento de oncologia no Sistema Único de Saúde (SUS).

A diretora explicou que o Hospital Ivan Goulart pleiteava há mais de dois anos, o cadastramento do setor de oncologia para atendimento pelo SUS. Comentou que o serviço está em funcionamento com toda estrutura para convênios, mas ao buscar o credenciamento para o SUS, enfrentaram dificuldades para aprovação do projeto pela região e depois pelo Estado, porém, no início de 2020, se teve a aprovação a nível de Estado.

Com isso, o projeto foi enviado ao Ministério da Saúde, mas devido a pandemia houve um atraso na inserção, mas por fim, chegou ao Ministério e a expectativa é positiva para que em breve o Hospital consiga atender a população do município e da região.

Em uma reunião com o chefe da assessoria parlamentar do Ministério da Saúde, Leonardo Soares, foram explicadas as exigências técnicas para o andamento do processo, procedimentos que estão sendo providenciadas pelo Hospital e pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) e Soares se comprometeu em dar prioridade na análise e publicação da habilitação, após o regramento da documentação.

Inicialmente, a habilitação atenderá São Borja, Garruchos e Maçambará. No entanto, a demanda no atendimento será para 11 municípios das regiões da Fronteira Oeste e das Missões, melhorando a vida de 169.850 habitantes. Este pleito considera a distância dos centros de atendimento em oncologia, dificultando o tratamento dos pacientes que precisam fazer longas viagens.

Fernanda explicou que o Hospital já está preparado com o quadro pessoal, equipamentos e materiais, então, ao receberem a confirmação do credenciamento, no dia posterior, o atendimento inicia.

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Rádio 89,1 FM

Mais notícias - Saúde