Saúde
Secretaria de Saúde de Santo Antônio trabalha com menos profissionais enquanto aguarda no Legislativo a votação do projeto para contratação
13/08/2020 11:44
Foto: (Foto: Alcides Machado)

Participou do programa Conversa Aberta da Rádio 89,1 FM da segunda-feira, dia 10, a secretária de Saúde, Arriete Pereira. Na oportunidade ela falou sobre o cenário atual do coronavírus na cidade e do fato preocupante relacionado a falta de profissionais que a pasta está enfrentando.

Conforme a secretária, essa semana encerrou-se o contrato de 04 técnicos em enfermagem, 01 enfermeiro e na semana que vem encerra-se de 01 enfermeiro, o que resultou na diminuição no quadro de profissionais da saúde e consequentemente alguns serviços tiveram que ser remodelados, principalmente, no atendimento no interior.

Tramita na Câmara de Vereadores de Santo Antônio das Missões desde o dia 03 de agosto, o Projeto de Lei Nº 049/2020, que dispõe sobre a contratação temporária em caráter emergencial de profissionais para a secretaria municipal de Saúde, sendo 03 enfermeiros e 04 técnicos em enfermagem, porém, esse projeto ainda continua baixado para os estudos dos vereadores.

Segundo Arriete, esse projeto não se trata de novos profissionais, e sim de renovação de contrato, pois os mesmos encerraram-se nesta semana. Ela afirmou que solicitou a renovação pois o momento que o município está vivendo é preocupante e com menos profissionais trabalhando, dificulta a realização de prestação de serviço para a comunidade. Apenas 01 enfermeiro a mais seria contratado para a equipe da Covid-19.

A reportagem da Rádio Fronteira Missões acompanha as sessões do legislativo, e segundo o regimento interno, o projeto pode tramitar na câmara por 15 dias, e conforme os discursos dos vereadores, eles não são contrários a contratação destes profissionais, eles sugerem ao executivo que esses contratados sejam da lista do Concurso Público, visto que a contratação é temporária.

Questionada durante o programa sobre a contratação dos profissionais que estão na lista do Concurso Público, Arriete disse que não tem problema algum, apenas sugeriu que fosse a renovação dos mesmos pois eles já conhecem a forma de trabalho e facilitaria durante a pandemia. O outro fato preocupante é se os candidatos da lista iriam aceitar pelo motivo de ser temporário.

A expectativa da pasta é de que na próxima segunda-feira, dia 17, o projeto seja colocado em votação e aprovado pelos vereadores.
 

Autor: Alcides Machado

Fonte: Rádio 89,1 FM

Mais notícias - Saúde