Geral
Ônibus com três filas de assentos faz primeira viagem no RS
12/08/2020 08:27
Foto: (Foto: Isadora Neumann / Agência RBS)

Com apenas três fileiras de assentos, o novo modelo de ônibus operado pela Viação Ouro e Prata realizou sua primeira viagem nesta terça-feira (11) no Estado. O coletivo partiu de Porto Alegre, às 19h, com 16 passageiros. O destino final é Santa Rosa, passando por Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo.

O ônibus Biosafe foi projeto para atender as novas necessidades que surgiram em meio a pandemia causada pelo coronavírus. Por isso, os veículos têm higienização do ar-condicionado e do sanitário por luz ultravioleta. De acordo com a Ouro e Prata, é um tipo de desinfecção permanente, ou seja, para toda a viagem. A empresa também já usa a descontaminação por "névoa seca", que dispersa substâncias esterilizantes dentro do ônibus sem molhar as superfícies.

— Ele traz todos os cuidados necessários para mitigar qualquer possibilidade de contaminação, conta com higienização do ar-condicionado, das cortinas e das poltronas, que são individuais — afirma o diretor de operações da Ouro e Prata, Carlos Bernaud.

As tecnologias para viagens mais seguras foram desenvolvidas e colocadas em produção em menos de três meses pela Marcopolo. Reformado, o veículo diminuiu o número de assentos de 50 para 33. Segundo o diretor, nesse momento, os valores para viajar no novo modelo são os mesmos aplicados nos veículos direto e semi-direto.

Mesmo depois da pandemia, Bernaud projeta que o modelo continuará sendo requisitado: — A gente constata essa procura por mais privacidade. Nos ônibus comuns, que têm alguns assentos individuais na entrada dos veículos, por exemplo, os lugares sozinhos são sempre os primeiros a serem vendidos. As pessoas se sentem mais à vontade, podem ir ao banheiro sem precisar incomodar o passageiro ao lado, e tem também a questão das mulheres, que se sentem mais seguras viajando em assentos assim — analisa.

Segundo a Ouro e Prata, nesse primeiro momento, as viagens no modelo ocorrerão sempre às 19h, nas ligações Porto Alegre-Santa Rosa, via Cruz Alta, Ijui e Santo Ângelo, e Porto Alegre-Livramento, via Bagé e Dom Pedrito.

 

Fonte: Gaúcha ZH

Mais notícias - Geral