Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Organização Mundial da Saúde disse que talvez nunca exista uma cura para o coronavírus
04/08/2020 09:17
Foto: (Foto Arte: Eliara Cruz)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu nesta segunda-feira que talvez nunca exista uma “bala de prata" contra a pandemia de Covid-19, apesar da corrida contra o tempo de laboratórios e países para obter uma vacina. "Atualmente, várias vacinas estão na fase três dos ensaios clínicos e todos esperamos ter várias vacinas eficazes que possam ajudar a impedir a infecção de pessoas. Mas não há solução e talvez nunca exista", afirmou o diretor geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma entrevista coletiva virtual.

Conforme o eritreu, o caminho para a normalidade seria longo, à medida em que mais de 18,14 milhões de pessoas em todo o mundo foram infectadas com a doença e 688 mil morreram. O chefe da OMS disse que, embora o coronavírus tenha sido a maior emergência de saúde global desde o início do século 20, a busca internacional por uma vacina também foi histórica.

“Existem muitas vacinas sendo testadas, algumas na fase final dos testes clínicos – e há esperança. Isso não significa que teremos a vacina, mas pelo menos a velocidade com que alcançamos o nível que alcançamos agora é sem precedentes ”, afirmou. Contudo, ele alertou para eventuais problemas. “Há preocupações de que não tenhamos uma vacina que funcione ou que sua proteção possa durar apenas alguns meses, não mais. Mas até terminarmos os ensaios clínicos, não saberemos. ”

Ghebreyesus e o chefe de emergências da OMS, Mike Ryan, exortaram todas as nações a aplicar rigorosamente medidas de saúde, como uso de máscara, distanciamento social, lavagem das mãos e testes. Ryan disse que países com altas taxas de transmissão, incluindo Brasil e Índia, precisam se preparar para uma grande batalha: "A saída é longa e requer um compromisso sustentado".

Riscos de endemia

Mesmo depois que uma vacina for descoberta e amplamente oferecida à população, o coronavírus SARS-Cov-2 provavelmente permanecerá nas próximas décadas, circulando pelo mundo. Especialistas chamam essas doenças de endêmicas - esforços resistentes teimosamente para eliminá-las, como o HIV e a varicela. Profissionais da área da saúde afirmam planejamento de desastres e desenvolvimento de vacinas dizem abraçar que a realidade é crucial para a próxima fase da resposta à pandemia no mundo.

Já existem quatro coronavírus endêmicos que circulam continuamente, causando o resfriado comum. Um artigo de pesquisadores da Universidade de Harvard aponta que esse vírus pode se tornar o quinto – seus efeitos se tornam mais leves à medida que a imunidade se espalha e nosso corpo se adapta a ele com o tempo.

"Para evitar isso, o distanciamento social prolongado ou intermitente pode ser necessário até 2022. Intervenções adicionais, incluindo capacidade de atendimento crítico ampliada e uma terapêutica eficaz, melhorariam o sucesso do distanciamento intermitente e acelerariam a aquisição da imunidade do rebanho. Estudos sorológicos longitudinais são urgentemente necessários para determinar a extensão e a duração da imunidade à SARS-CoV-2. Mesmo no caso de eliminação aparente, a vigilância de SARS-CoV-2 deve ser mantida, pois um ressurgimento do contágio pode ser possível até 2024", recomenda o estudo.

A dinâmica de transmissão pandêmica e pós-pandêmica do SARS-CoV-2 dependerá de fatores como o grau de variação sazonal na transmissão, a duração da imunidade e o grau de imunidade cruzada entre este e outros coronavírus, bem como a intensidade e o momento das medidas de controle.
 

Fonte: Correio do Povo

Mais notícias - Geral