Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Semana decisiva para as festividades da Semana Farroupilha em Santo Antônio das Missões
03/08/2020 11:21
Foto: (Foto: Jéssica Ourique / Arquivo RD)

Estamos no mês de agosto que antecede o mês mais esperado pelos gaúchos, setembro, mês das festividades da Semana Farroupilha, data que se comemora o dia do gaúcho e Revolução Farroupilha. Já em agosto muitos gaúchos começam a se preparar para participar das festividades.

Em conversa com o prefeito Puranci Barcelos dos Santos nesta segunda-feira, dia 03, durante o programa Conversa Aberta ele trouxe o relato da videoconferência que foi realizada no domingo, dia 02, com representantes de entidades e Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) para a definição da realização das festividades da Semana Farroupilha.

Conforme o prefeito esta semana será decisiva sobre como o município de Santo Antônio das Missões irá promover algo para que a data não passe em branco.

Puranci disse que a decisão de realizar ou não, e como será realizada as festividades ficou por conta dos municípios, por isso nesta semana ele juntamente com a equipe da secretaria de Educação e Cultura irão se reunir para definir pontos, não só da Semana Farroupilha, mas também sobre a Semana da Pátria.

Após algumas decisões serão convocados os representantes das entidades tradicionalistas para todos juntos encontrarem formas para não deixarem a data passar em branco, porém o prefeito adiantou que já é descartado a realização de cavalgadas, desfiles e os tradicionais bailes.

O administrador falou que muitos serão atingidos neste ano sem as festividades, como por exemplo as empresas de vestimentas e montarias, supermercados, entidades tradicionalistas e pessoas que são contratadas temporariamente pelas entidades para trabalhar na cozinha.

Outro ponto comentado foi sobre já estarem estudando e regularizando a Lei federal 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, que tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia. Puranci disse que espera que as entidades do município se enquadrem no regulamento.

O prefeito encerrou esperançoso, afirmando que torce para que essa situação melhore e que tudo passe logo.
 

Autor: Alcides Machado

Fonte: Rádio 89,1 FM

Mais notícias - Geral