Geral
Mesmo sem concluir testes, Rússia planeja produzir vacinas a partir de setembro
29/07/2020 14:37
Foto: (Foto: Ilustrativa)

A Rússia pretende ser o primeiro país do mundo a aprovar uma vacina contra o novo coronavírus, afirmaram fontes em Moscou à CNN. Funcionários do governo trabalham com a data de 10 de agosto, ou antes, para autorizar o uso público da vacina. Nesta quarta-feira (29), a agência de notícias estatal RIA Novosti disse que a vacina do país já está em processo de registro.

Além disso, em uma reunião do governo, a vice-primeira-ministra Tatyana Golikova, que supervisiona a resposta russa ao coronavírus, disse que o país planeja começar a produzir duas vacinas em setembro e outubro.

"Uma delas é desenvolvida em conjunto pelo Instituto Gamaleya do Ministério da Saúde e pelo 48º Instituto de Pesquisa do Ministério da Defesa", disse Golikova. “Em agosto, planejamos registrá-la condicionalmente, o que significa que, após o registro, haverá ensaios clínicos em 1,6 mil pessoas. A produção em massa da vacina está prevista para setembro de 2020. "

"Outra vacina desenvolvida pelo centro Vektor de Rospotrebandzor iniciou testes clínicos conjuntos que devem ser concluídos em setembro e também em setembro receberá o registro estadual a será produzida a partir de outubro", acrescentou Golikova.

O desenvolvimento acelerado da vacina russa preocupam especialistas, além de dúvidas sobre a segurança, efetividade e a possível supressão de etapas essenciais no desenvolvimento. Até o momento, a Rússia não divulgou dados científicos sobre os testes de sua vacina e a CNN não conseguiu verificar sua suposta segurança e efetividade.

O governo russo diz, no entanto, que os dados científicos estão sendo compilados e serão disponibilizados para revisão por cientistas e publicação no começo de agosto. Críticos dizem que os esforços do país por uma vacina ocorrem em meio à pressão política do Kremlin, que pretende mostrar que a Rùssia é uma força científica global. Também há preocupações pelo fato de testagem humana da vacina russa ainda estar incompleta.

Enquanto algumas dessas vacinas ao redor do mundo estão na terceira fase de testes clínicos, a vacina russa ainda não concluiu a segunda fase. O Instituto Gamaleya, que desenvolve o medicamento, pretende completar a fase 2 até 3 de agosto e, então, conduzir a fase 3 de testes em paralelo à vacinação de profissionais da saúde.

Cientistas russos dizem que a vacina contra Covid-19 foi desenvolvida rapidamente porque é uma versão modificada de uma vacina criada para outras doenças – essa abordagem também é utilizada por outros países e laboratórios.

"A Rússia organizou sua posição de liderança no desenvolvimento de vacinas e sua comprovada plataforma de vacinas contra Ebola e MERS para trazer a primeira solução segura e eficiente para o maior problema do mundo", disse disse Kirill Dmitriev, diretor do fundo soberano da Rússia, que financia a pesquisa de vacinas russas, à CNN.

A Organização Mundial da Saúde diz que não há vacina aprovada para MERS. O ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko, ainda não confirmou a data de aprovação da vacina em agosto, mas disse que médicos na linha de frente da pandemia serão os primeiros vacinados assim que a droga tiver aprovação para uso público.
 

Fonte: CNN Brasil

Mais notícias - Geral