Geral
Efeitos da pandemia do coronavírus leva o fechamento de restaurante em Santo Antônio das Missões
29/07/2020 11:33
Foto: (Foto:Divulgação)

O mundo está vivendo um momento de incertezas e de muitas perdas, tanto a perda de pessoas como também perdas econômicas, consequência de uma pandemia causada pelo coronavírus que surgiu na China no final do ano de 2019.

Em Santo Antônio das Missões os efeitos da pandemia começaram a ser notados e enfrentados por pessoas da comunidade e empresários, causando incertezas e aumentando a taxa de desemprego na cidade.

Há quem diz que apenas pacientes não conseguem reisistir ao vírus e acabam entrando em óbito, mas empresas também estão sendo alvos da doença e muitas não estão conseguindo vencer a Covid-19.

A reportagem da Rádio 89,1 FM conversou com a gerente administrativa do Restaurante Parada Sublime, Isabel Oliveira, que devido os efeitos da pandemia teve que tomar a decisão de encerrar as atividades na cidade.

Conforme Isabel, a abertura do restaurante ocorreu no final do mês de fevereiro, inicialmente era um projeto só para o atendimento no almoço, porém a demanda e pedidos por parte dos clientes foi aumentando, no começo eram servidos 20 almoços diários, em alguns dias passou para mais de 30 almoços, depois chegou no mínimo a 50 almoços diários e, em mais uns dias chegou a cerca de 62 almoços por dia, mas tudo isso teve um fim quando iniciaram as restrições.

No final do mês de março (início da pandemia) surgiu a oportunidade de começar o atendimento na parte noturna, porém, só começaram depois de fazer um estudo e um planejamento, no mesmo momento surgiu a classificação das bandeiras, sendo que o município passou a fazer parte da vermelha, as primeiras restrições severas na cidade ocasionando a dispensa por 15 dias dos colaboradores.

No retorno das atividades uma parte dos funcionários já não retornaram, pois havia restrições no quadro de pessoas por empresa, logo começou semanalmante as mudanças das bandeiras do distanciamento controlado, as incertezas começaram, o planejamento da empresa já era indefinido, causando um desgaste total.

Após o incío das restrições, a gota d'água foi o isolamento do buffê, tiveram que se adequar na venda de quentinhas, porém, 70% dos clientes não aderiram ao serviço, pois preferem um buffê bem servido que eles possam escolher a quantia e o que irão consumir, com isso, apenas 30% dos clientes seguiram almoçando.

No final de junho percebeu-se os primeiros impactos financeiros negativos, mesmo assim a decisão foi de continuar, e agora, final de julho novamente os prejuízos apareceram, foi então que decidiu-se encerrar as atividades para poder arcar com suas obrigações.

A gerente disse que inicialmente eram nove pessoas trabalhando no restaurante, hoje são apenas cinco, nos dois turnos, contando com os gerentes. "Se não tivesse o surgimento do vírus seria possível ter dez vagas de emprego", disse Isabel..

Questionada o que motivou eles abrirem uma empresa no início de uma pandemia, ela falou que tinham fé e que seria algo passageiro e que logo poderiam voltar ao normal, inclusive, promover uma inauguração, só que os dias foram passando e as coisas só começaram a piorar. 

Para finalizar, Isabel deixou claro que o motivo de encerramento das atividades não quer dizer que desistiram "quando tudo passar, voltaremos mais fortes" - afirmou ela e fez um agradecimento a todos os clientes pela confiança e apoio, também se dirigiu aos colaboradores que iniciaram e os que continuaram pelo empenho e parceria.

O restaurante atenderá até sexta-feira, dia 31.

A reportagem tem conhecimento que além dessa empresa outras passam por grandes dificuldades.
 

Autor: Alcides Machado

Fonte: Rádio 89,1 FM

Mais notícias - Geral