Geral
A pressão em ter uma vida equilibrada
13/07/2020 08:53
Estamos à menos de dois meses do mês onde divulgamos uma campanha brasileira bastante importante chamada Setembro Amarelo, que trata a prevenção ao suicídio. A proximidade desse mês traz à tona um tema tão impactante que nos faz refletir sobre nossa própria existência e a forma em que encaramos as coisas. Diante disso, nos perguntamos: será que tenho uma vida equilibrada? Estou no ponto certo do equilíbrio?
 
Somos bombardeados diariamente com expectativas externas e isso nos faz querer ter uma rotina milimetricamente equilibrada e perfeita, e esse pensamento por vezes nos soa como uma pressão diretamente imposta pela sociedade.
Mas afinal, como posso ser equilibrado?  
 
Uma vida equilibrada não necessariamente precisa ser uma receita de bolo, algo que você precisa seguir exatamente igual para ter um resultado perfeito. Uma vida equilibrada também não precisa ser uma divisão impecável. Não vivemos dentro de um caderno de matemática, cheio de equações que precisam de resultados certos, exatos e constantes.
 
De acordo com a OMS, o conceito de saúde é: um completo bem-estar físico, mental e social.  
 Então para alcançarmos isso, é necessário entender do que nossa realidade necessita.  
Talvez o que preciso atualmente não seja o mesmo do meu vizinho. E está tudo bem. Ok?  

Por muitas vezes tenho conversado com amigos que me indagam como agirem para terem uma vida “equilibrada igual ao fulano?”
 Para não cairmos no desespero e na angústia de acharmos que não possuímos uma vida em acordo com o equilíbrio imposto por terceiros, precisamos entender nossas prioridades.  
A visão de que precisamos ter uma vida incrivelmente balanceada tem nos frustrado.
Não precisamos ser a pessoa que divide o dia a dia entre profissional/ pessoal de forma perfeita. O que irá delimitar essas parcelas é nosso cotidiano e nossas prioridades diárias.  
 
Que bom que o vizinho consegue dividir a vida com porções diferentes de afazeres milimetricamente calculados. Mas os seus compromissos ou as suas prioridades não precisam ser as mesmas dele e você pode estar em equilíbrio também. Trace pequenos planos e metas de acordo com seu atual momento.  
 
Ter equilíbrio é um desafio que precisamos superar sempre para possuirmos uma vida feliz e saudável. Mas entenda que você não precisa ser equilibrado de acordo com os padrões impostos pelos outros.  Entender que seu equilíbrio não depende de como é a vida do outro, é fundamental. Se livre dessa pressão.  
 

“Eu acho que o grande desafio é não permitir que as pressões coletivas nos afastem de nossa individualidade, de nossas verdades e de nossa forma particular de ser feliz, o mundo está um caos, tanto lá fora quanto dentro de nós.” [Alexsanderson Faria Rezende]

 

Autor: Naryel Barcelos

Mais notícias - Geral