Geral
Gestão, Negócios e Cia: O que funciona agora no marketing
08/07/2020 08:55
Foto: (Foto: Arte | Eliara Cruz)

As crises tendem a acelerar processos que já vinham ocorrendo, conforme você já ouviu e já leu por aqui também. A crise provocada pelas decisões diante da pandemia, não fugiu, e seus efeitos de longo prazo, não fugirão a esta regra. Deste modo, precisamos nos conscientizar de que aquilo que vai funcionar nas formas de criar, promover e vender, já existe.

Twitters de 300 caracteres têm sido mais poderosos que textos impactantes dos jornais mais renomados, assim como alguns tiktoks de 11 segundos, ou vídeos no youtube conseguem mais repercussão que comerciais nos intervalos dos programas de maior audiência da TV. Um dos motivos é que nunca tanta gente passou tanto tempo diante das telas e  tampouco era possível levar as telas, com os smarphones, há qualquer lugar que se vai. 

Muitas coisas que eram percebidas, ou entendidas como fundamentais, de repente, com os decretos de distanciamento social, passaram a não ser mais. Todos aprendemos a viver sem determinadas atividades, sem determinados espaços e atividades, ao passo que começamos a entender, usar e conviver com outras situações e funcionalidades que não conhecíamos ou não valorizávamos. Por estes e outros motivos, os orçamentos para promoção e vendas precisam ser alinhados cada vez mais para a atenção às pessoas, especialmente aos públicos alvos e seus influenciadores. Independente da idade, faixa de renda, ou local de residência, boa parte destes públicos está na frente da tela de um celular, mesmo quando está em frente a TV, que teve uma grande retomada de audiência na pandemia. O celular é o ponto de convergência das pessoas em qualquer tempo e é fundamental que você avalie como seu negócio é encontrado e como se apresenta no celular dos seus públicos.

Pesquisas, campanhas, produção lentas e caras devem dar lugar a velocidade! É preciso apostar em produções ágeis, testes em micro escala e diários, decidindo investir mais naquilo que os testes, projetos piloto e outras análises mais rápidas derem algum sinal positivo.

A criatividade deve ser cada vez mais diferencial competitivo, seja na concepção de bens e serviços, ou na forma de promovê-los, bem como na forma de fazer chegar aos públicos. Muitas marcas já se dedicam a produzir entretenimento e/ou conteúdo relevante, para assim obter seguidores, dentre eles, encontrar novos clientes/consumidores, obter seu engajamento, fidelidade e indicação de novos, considerando que a venda é uma consequência de um relacionamento bem feito. Vejam amigos, que não são projeções para o futuro, são observações do que está ocorrendo agora e com o objetivo de despertar os negócios locais para mudar a forma de promover e vender.

Prestar atenção nos traços de comportamento daqueles públicos que você e seu negócio desejam atrair, ser criativo e executar ideias rapidamente é um conjunto poderoso que pode gerar muito mais soluções daqui para frente. Há algum tempo atrás, isso já era importante, porém, ainda considerado por muitos como opcional, enquanto que agora precisa ser considerado obrigatório, uma questão de sobrevivência, em praticamente todos os mercados.

Nestes tempos em que muita coisa precisa ser revista, outras, reinventadas, é preciso ter coragem para romper com o que não serve mais. É preciso mudar de fato, entender rapidamente as guinadas do comportamento do seu público e seguir estes caminhos com criatividade, velocidade e muita capacidade para agir aproveitando as oportunidades que passam logo, consciente de que surgem outras.

Pense nisso! Até a próxima!

 

Autor: Marcelo Blume

Mais notícias - Geral