Geral
Programa gaúcho beneficia produtores de leite com sementes de milho
08/07/2020 08:52
Foto: (Foto: José Schafer)

Com o intuito de melhorar a alimentação dos rebanhos em propriedades leiteiras do Rio Grande do Sul e reduzir o custo de implantação das lavouras de milho destinadas à alimentação do rebanho leiteiro, em um contexto de apoio a produtores de leite afetados pela estiagem ocorrida no ano agrícola 2019/2020, a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), em parceria com a Emater/RS-Ascar e a Syngenta, promove o Projeto de Distribuição de Sementes de Milho para Produtores de Leite do RS, que deve beneficiar 8 mil famílias no Estado.

A coordenação geral do projeto é da Seapdr, que faz a articulação entre os participantes. No total, serão doados pela empresa Syngenta 20 mil sacos de sementes de milho para distribuição gratuita entre os produtores beneficiados. A seleção dos beneficiários, responsabilidade da entrega das sementes para os produtores e assistência técnica, envolvendo orientações relacionadas à implantação da cultura, tratos culturais e confecção de silagem, ficam por conta da Emater/RS-Ascar.

O projeto contempla 254 municípios, que envolvem 83% dos produtores de leite do RS, responsáveis pela produção anual de 3,35 bilhões de litros de leite, o equivalente a 85,3% do total do Estado. Na região de Santa Rosa, onde são produzidos em torno de 626 milhões de litros de leite por ano, serão distribuídos 3.510 sacos de sementes de milho em 37 municípios.

Serão disponibilizados até três sacos de semente de milho para os agricultores selecionados, sendo que quem produz até 150 litros de leite por dia tem direito a um saco de semente, os produtores que tiverem entre 151 e 300 litros ao dia, recebem dois sacos, e os selecionados com produção acima de 300 litros podem receber três sacos de sementes milho.

Critérios
Para atender às condições de enquadramento, é necessário ter bloco de produtor e ser vinculado à indústria de laticínios, cooperativa ou queijaria, ou ainda beneficiar a produção em agroindústria participante do Programa Estadual de Agricultura Familiar (Peaf). Além disso, as sementes de milho devem ser destinadas à produção para colheita de grãos ou silagem voltada à alimentação do rebanho leiteiro. O produtor também deve ter disponibilidade para receber assistência técnica e, em momento oportuno, pós-pandemia, participar de eventos coletivos que possam ser realizados no município.
 
No ato da inscrição, o produtor deve ter em mãos cópias do RG, do CPF, da última Nota Fiscal de comercialização de leite e do bloco de produtor. Outras informações podem ser obtidas nos escritórios da Emater/RS-Ascar.
 

Fonte: Emater/RS-Ascar

Mais notícias - Geral