Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Carlos Barbosa, Farroupilha e Ijuí ganham prêmio nacional por destaque na educação
01/07/2020 08:24
Foto: (Foto: Reprodução | Internet)

Três cidades do RS ganharam o selo "Bom Percurso", reconhecimento a municípios que apresentam estratégias de destaque na educação em todo o país. Carlos Barbosa e Farroupilha, na serra gaúcha, e Ijuí, no Noroeste, foram destaques da distinção.

O prêmio é resultado de estudo "Educação de Faz a Diferença", do Comitê Técnico de Educação do Instituto Rui Barbosa, que reúne os Tribunais de Contas de todo o país, junto com o Interdisciplinariedade e Evidências no Debate Educacional (IEDE). O levantamento avaliou 118 redes de ensino fundamental do país, com boas práticas educacionais que podem servir de exemplo.

Em Carlos Barbosa, a mudança nos resultados começaram em 2014, quando a rede de educação adotou um modelo pedagógico uniforme para as escolas. Naquele ano, passou a ser aplicada uma avaliação nos mesmos moldes do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB).

"Também temos um índice para a educação barbosense, que avalia ao final dos anos iniciais, no quinto ano, e ao final do ano nono. Tem histórico da evolução, do rendimento escolar nas provas de português, matemática e ciências para todas as turmas desde 2014, e isso nos auxilia muito porque a gente consegue perceber onde estão as nossas maiores dificuldades, e a gente acaba focando mais onde tem dificuldade", afirma o secretário de Educação, Fabiano José Taufer.

Das seis escolas municipais, duas são de tempo integral. O resultado das boas ações é que as notas das crianças no IDEB começaram a melhorar e atingiram a meta em 2017.

Todos esses bons resultados foram medidos antes da pandemia e manter essas conquistas é o maior desafio a partir de agora, com as escolas fechadas desde março.

"Esse aprendizado no contexto da pandemia, nas medidas que precisarão ser enfrentadas, porque vamos enfrentar dificuldades como evasão, abandono, precisaremos ter também um conjunto de condições de preparação dos professores para esse processo e certamente tudo isso que essas redes foram construindo ao longo do tempo será virtuoso, será importante no chamado dia seguinte", diz o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do RS, Cezar Miola, que também é presidente do Conselho de Educação do Instituto Rio Barbosa.

 

Fonte: G1 RS

Mais notícias - Geral