O governo do Rio Grande do Sul anunciou no fim da tarde desta sexta-feira, dia 26, a classificação das bandeiras em cada região, Santo Antônio das Missões faz parte da 12 Coordenadoria Regional de Saúde de Santo Ângelo, a qual entrou para a Bandeira Vermelha.
Os municípios da região tem até segunda-feira, dia 29, para questionar o governo sobre os dados que levou a voltar para a Bandeira Vermelha, após isso o governo com a sua equipe técnica irá analisar os questionamentos dos prefeitos e dar a resposta final.
Ressaltamos que a região já foi classificada nesta bandeira na semana passada, o que foi revertido pelo governo, resta aguardar agora a decisão do governo nesta semana.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Santo Antônio das Missões André Taborda já passou para os empresários da cidade a situação da bandeira no município. A classificação da Bandeira Vermelha resulta no fechamento do comércio, permanecendo apenas os serviços essenciais.
A nossa reportagem entrou em contato com o prefeito Puranci Barcelos dos Santos para saber o seu posicionamento da situação que o município de Santo Antônio das Missões passará a fazer parte.
Conforme o prefeito, essa classificação será um retrocesso, pois tudo voltará como era no início da pandemia, e o município de Santo Antônio das Missões terá que readequar o decreto com as novas restrições, Puranci disse que a Associação dos Municípios das Missões irá analisar dados e realizar um questionamento para o governo, mas o prefeito acredita que dessa vez será irreversível, pois nesta semana houve um aumento significativo de casos de coronavírus na região. Puranci disse que aguardará a decisão na segunda-feira para publicar um novo decreto.
A bandeira entra em vigor na terça-feira, dia 30.