Geral
Nutricionista explica a importância do equilíbrio alimentar para a qualidade de vida e saúde
26/06/2020 15:40
Foto: (Foto: Reprodução | Magrass Uruguaiana)

A doutora Sabrina Messa, nutricionista da Magrass de Uruguaiana, em entrevista na Rádio Fronteira Missões 89,1FM falou sobre a alimentação, especialmente, durante a pandemia, trazendo relatos do seu trabalho.

A profissional explica que existem dois tipos de fome, a fisiológica e a psicológica, ou seja, a fome fisiológica aparece quando a pessoa realmente está com fome, apresenta sinais, dores no estômago, dor de cabeça, tontura, irritabilidade, enquanto a fome psicológica não apresenta sinais, a pessoa consome para satisfazer uma emoção de tristeza, angustia ou alegria. Sabrina comentou que geralmente a fome psicológica migra para alimentos hiper calóricos, com bastante gorduras ou açucares e, automaticamente, o corpo fica dependente, porque o consumo de gorduras e doces faz liberar hormônios que são relacionados a sensação de prazer, e como estamos vivendo um período de ansiedade e de incerteza, as pessoas acabam consumindo um pouco a mais do que deveriam.

Sabrina citou alguns cuidados que podem ser adotados pelas pessoas para melhorar a adesão à alimentação saudável mesmo na pandemia, dizendo que o primeiro passo é adotar uma rotina, mesmo que se esteja em quarentena em casa, assim como, fracionar em diversos horários a alimentação, ingerir bastante água também de forma fracionada, além disso, tentar fazer alguma atividade física e ter uma rotina de sono.

Ela enfatizou que a questão do sono é extremamente importante, porque a partir das 10h da manhã o pico de cortisol, hormônio responsável pelo emagrecimento, diminui e é por isso, que nos domingos, quando as pessoas acordam um pouco mais tarde, as pessoas ficam se sentindo cansadas e sem disposição, assim como, adotar o habito de dormir antes da meia noite, é importante, porque a partir do entardecer vai sendo liberada a melatonina, que é o hormônio do sono, ajuda a fortalecer a imunidade, ajuda no emagrecimento e também ajuda na ansiedade.

Quanto as crianças, para ter uma atenção na alimentação, Sabrina pondera que devem ser guiadas pelo exemplo, pois, se uma criança ver os pais comendo alimentos saudáveis, automaticamente, elas irão se espelhar nos pais. Importante também as crianças terem rotina, com horários para acordar, comer, estudar e brincar.

A nutricionista detalhou que fracionar a alimentação é comer a cada três horas, uma porção, com alimentos variados, como frutas, proteínas, legumes, verduras, não somente carboidratos.

Sabrina destacou que uma alimentação variada e saudável, além de ajudar para não ter excesso de peso, auxilia muito a fortalecer o sistema imunológico, manter as vitaminas que o corpo precisa, ajuda a combater várias doenças, inclusive a Covid-19.

Sobre a saúde intestinal, a profissional explicou que cuidar da saúde do intestino é sim importante, principalmente, para as mulheres, é bem fácil de regular os intestinos, basta adequar horários, assim como, é necessário consumir fibras, água e consumir probióticos, através de iogurte natural e ter uma alimentação regrada.

Sabrina falou também sobre as dietas que muitas mulheres realizam, especialmente, aquelas de consumir um único alimento por vários dias, dizendo que podem funcionar sim por um determinado tempo, porém, não serão levadas para a vida toda, porque ninguém vai comer somente um alimento para o resto da vida, por isso, que a alimentação regrada é mais eficaz, porque após se tornar hábito, é para a vida toda das pessoas.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Rádio 89,1 FM

Mais notícias - Geral