Geral
Fiscal ambiental e sanitário de Santo Antônio esclarece sobre fiscalização durante a pandemia
25/06/2020 15:37
Foto: (Foto: Alcides Machado)

Alex Robalo, fiscal ambiental e responsável pela vigilância sanitária de Santo Antônio das Missões, participou do programa Conversa Aberta desta quinta-feira, dia 25, oportunidade em que falou sobre a fiscalização durante a pandemia, mais especialmente, sobre aglomerações, o cumprimento do toque de recolher e as medidas determinadas pelo decreto municipal.

Alex explicou que a vigilância sanitária do município é composta somente por ele, que está trabalhando no sentido de orientar os estabelecimentos que são regrados pela vigilância para que evitem casos de contaminação, além disso, estão acompanhando as barreiras, auxiliando no monitoramento na rodoviária quando chamado e ainda em questões pontuais de denúncias.

Quanto as aglomerações nas ruas, o fiscal afirmou que há também denúncias, porém, como é somente ele na vigilância sanitária, não consegue atender tudo sozinho, então no último final de semana, quem fez a fiscalização nas ruas foram os fiscais da secretaria da Fazenda, mas como eles trabalham seu turno diário normal, não tem como ficarem todo o tempo, das 23h às 5h da manhã, cuidando o movimento da Avenida.

Questionado se não haveria a possibilidade de pagamento de horas extras ou a contratação de mais pessoas para realizar a fiscalização, considerando que o município irá receber recursos financeiros para o combate da Covi-19, Alex detalhou que não saberia informar, pois a parte financeira e de contratações é reponsabilidade do gestor, porém, ponderou que as denúncias estão sendo atendidas.

Quanto as aglomerações na Avenida, os fiscais vêm acompanhando e em algumas situações solicitaram apoio da Brigada Militar e foram atendidos, assim como, segundo Alex, durante o último final de semana os bares e restaurantes, após as 23h estavam fechados. Já quanto as aglomerações nas residências ou dos idosos na Praça da Matriz, a única ação que pode ser feita é a orientação, e isso, vem acontecendo desde o início da pandemia.

O fiscal ainda enfatizou que há uma escala para a fiscalização, assim como, um sistema de plantão para denúncias, inclusive, a comunidade pode realizar a denúncia via telefone 9 9687-3468.

Ele alertou que o aumento de casos na região poderá alterar a bandeira e isso poderá resultar no fechamento do comércio e trazer mais problemas para o município e para a comunidade.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Rádio 89,1 FM

Mais notícias - Geral