Geral
Garruchos intensifica ações de prevenção ao Covid-19 após o caso confirmado em Santo Antônio
24/06/2020 14:43
Foto: Neli assumiu a secretaria em junho do ano de 2019 (Foto: Alcides Machado/Arquivo RD)

A confirmação do primeiro caso de coronavírus em Santo Antônio das Missões colocou em alerta o município de Garruchos, pois, segundo as informações da secretaria de Saúde, suspeita-se que as pessoas que visitaram a família do caso positivo em Santo Antônio das Missões também visitaram familiares em Garruchos.

Após a confirmação do caso em Santo Antônio, a secretaria de Saúde realizou o levantamento das pessoas que a paciente teve contato, chegando à informação que esteve com familiares residentes em Garruchos, comunicou-se a secretaria de Saúde garruchense para tomar as medidas de prevenção e investigar o caso.

A reportagem da Rádio 89,1 FM entrou em contato com a secretária de Saúde de Garruchos, Neli Sasso, que participou do programa Conversa Aberta desta quarta-feira, dia 24, explicando a situação.

Neli disse que a equipe da saúde está sempre em alerta, através da barreira sanitária (que está sendo realizada desde o mês de março) e isso possibilita a secretaria ter um controle das pessoas que chegam na cidade e se estão contaminadas ou não. Explicou que a barreira sanitária não é 100% segura na prevenção da doença, porém, auxilia muito neste controle.

No município, a barreira ocorre nos sete dias da semana e durante a abordagem é feito um questionário para os ocupantes do veículo e verificado a temperatura. Essas barreiras serão aumentadas por mais tempo no turno da noite e em mais locais do município.

Segundo a secretária quando se trata de pessoas de cidades que possuem caso confirmado, enquanto ficarem no município é feito um monitoramento. Neli disse ainda que as pessoas que chegam no município estão colaborando com as orientações passadas pela equipe.

Sobre a pessoa que esteve em visita no município de Garruchos após passar por Santo Antônio e ser uma das suspeitas de contaminar uma mulher santo-antoniense, Neli falou que este fato ocorreu no mês de maio, a mais de 30 dias, e que possivelmente, esta pessoa passou pela barreira sanitária, foi realizado o questionário, verificado a temperatura e não apresentou sintomas.

Neli ressalta que sempre há pessoas em isolamento social por precauções, aquelas que chegam de viagem e comunicam a equipe de saúde por livre espontânea vontade, bem como, aquelas que apresentam sintomas gripais e todas recebem acompanhamento.

Questionada no que seria aplicado o valor de R$ 4.123,17 do Fundo Social que a secretaria recebeu da Sicredi para o fundo de combate ao Covid-19, ela respondeu que serão investidos em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a equipe da saúde que estão à frente das ações de prevenção que o município desenvolve desde o início da pandemia.

Outro assunto que foi abordado é o alto índice de câncer no município, o que preocupa a pasta, pois, não há resposta para a causa de alto número de pessoas em tratamento de câncer.

Sobre a procura pelo atendimento médico após o surgimento do coronavírus, Neli disse que houve uma diminuição de 50%, mas algumas semanas atrás teve um aumento, porém nesta semana com o surgimento de um caso em Santo Antônio das Missões, novamente teve uma queda na procura.

Neli finalizou agradecendo os profissionais da linha de frente e todos aqueles que contribui de alguma forma, ainda fez um agradecimento para a comunidade que estão seguindo as orientações e solicita que continuem, só assim será possível impedir que o vírus chegue no município.

O município de Garruchos não tem nenhum caso suspeito e nem confirmado até o momento.

 

Autor: Alcides Machado

Fonte: Rádio 89,1 FM

Mais notícias - Geral