Geral
Santo Antônio das Missões, Garruchos e São Nicolau não tiveram nenhum caso confirmado de coronavírus até o momento
20/06/2020 10:05

O mês de março deste ano ficará marcado na história, pois a população começou a passar por um momento difícil, que até hoje não terminou e não é possível prever quando irá acabar.

O surgimento de um vírus na China chamado de novo coronavírus chegou no Brasil e colocou o Ministério da Saúde em alerta sobre uma possível pandemia, o que logo se concretizou. Apesar de todos os esforços dos órgãos do governo, o país passa por muitas perdas e incertezas sobre o futuro.

O vírus que já atingiu a maior parte das cidades do Brasil, obrigou governadores e prefeitos a tomarem atitudes drásticas, como suspender as aulas, colocar a população em isolamento social e ainda encontrar a forma de ajudar os prejudicados ao meio desse problema.

No início, a região das Missões parecia estar longe de ter a presença da covid-19 entre a população de cidades pequenas, o que não durou muito tempo, pois quando surgiu os primeiros casos a disseminação começou mais rápido, e hoje 46% dos município que abrangem a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde, já registram infectados.

A 12ª Coordenadoria Regional de Saúde abrange 24 municípios e apenas 13 não tiveram até o momento registros de coronavírus, que são eles: Garruchos, Santo Antônio das Missões, São Nicolau, Caibaté, Dezesseis de Novembro, Mato Queimado, Pirapó, Rolador, Salvador das Missões, São Miguel das Missões, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro e Ubiretama.

Enfatizamos que todos os municípios realizam ações de combate ao coronavírus, porém o êxito só é possível com a contribuição da população.

Medidas de prevenção

- Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
- Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
- Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
- Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
- Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
- Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
- Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
- Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
- Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
- Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
- Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.

 

Autor: Alcides Machado

Fonte: Rádio 89,1 FM

Mais notícias - Geral