Geral
STR anuncia o retorno das contratações do Crédito Fundiário em Santo Antônio das Missões
19/06/2020 14:41
Foto: (FotoS: Divulgação/STR)

Em meio a pandemia da Covid 19, onde muitos órgãos realizam consultas home office ou limitam seus atendimentos, os agricultores familiares de Santo Antônio das Missões estão tendo um alento com a retomada das contratações de projetos do CAF Mais.

O Programa vinha desde 2012 com uma morosidade muito grande nas solidificações das propostas. Em 2018 tiveram a esperança de que iria decolar, porém apenas dois projetos foram financiados.

No ano passado a Federação dos Trabalhadores na Agricultura - Fetag, orientou os sindicatos que fossem encaminhadas novas propostas. A entidade realizou reuniões e capacitações e enviou novas áreas para análise, porém não surtindo efeito.

Em fevereiro deste ano a Câmara de Vereadores juntamente com o sindicato e demais parceiros realizaram uma audiência pública que contou com a presença de mais de 150 pessoas, nesta audiência muitas demandas foram levantadas. Na oportunidade o então Presidente Agnaldo Barcelos comunicou os líderes de seu licenciamento para assumir o cargo de Tesoureiro da Fetag e assumiu o compromisso de tornar o CAF uma de suas bandeiras de lutas e que acompanharia o fluxo de documentos e o funcionamento do novo projeto chamado Terra Brasil.

A pressão pela retomada surtiu efeitos, duas novas contratações de dois jovens que seguirão nas propriedades rurais produzindo alimentos, gerando renda e fomentando a sucessão rural. Em maio, duas novas propostas já haviam sido contratadas, também de dois jovens.

O sindicato destaca e reforça importância da parceria de longos anos na elaboração das propostas, vistorias, assistência técnica e liberação de recursos, os parceiros Banco do Brasil, Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Emater/Ascar-RS e CMDA.

O sindicato ressalta que a luta continua, há muitas demandas de interessados e associados que aguardam a contratação, mas a assinatura destes quatro novos projetos traz um ânimo novo neste momento de muitas incertezas que todos passam.
 

Fonte: STR

Mais notícias - Geral