Geral
Fiscalização de aglomerações é dever da prefeitura e não da Brigada Militar, disse o comandante do 14ºBPM
19/06/2020 11:33
Foto: (Foto: Alcides Machado/Arquivo RD)

O Programa Conversa Aberta desta sexta-feira, dia 19, contou com a participação do comandante do 14° Batalhão de Policia Militar de São Luiz Gonzaga, major Eduardo dos Santos Brum, comentando sobre o que a Brigada Militar pode fazer na fiscalização de aglomerações nesse período de restrições por conta da pandemia por covid-19.

Primeiramente o comandante falou que a Brigada Militar vem realizando a prestação de serviço na segurança pública sem nenhuma restrição, seguindo todas as orientações de prevenção ao coronavírus. O único setor que foi readequado no atendimento foi no expediente interno do batalhão e pelotões dos municípios.

A pandemia trouxe mudanças no dia a dia dos brasileiros, e com isso, ele relatou que a prestação de serviço das guarnições foi redobrada, pois com a reclusão das pessoas em suas residências e diminuição da circulação nas ruas, a situação ficou mais propicia a aumentar os índices de criminalidade, e nesse ponto a BM continua cumprindo com seu dever, protegendo e garantindo a segurança de todos.

FISCALIZAÇÃO DE AGLOMERAÇÕES

No ponto da fiscalização de aglomerações de pessoas (problemas de saúde) o comandante falou que é de responsabilidade do setor da saúde pública, portanto o órgão responsável por fiscalizar é a prefeitura municipal e não a Brigada Militar. A Administração precisa fazer um planejamento com a equipe da fiscalização e sair nas ruas, e caso precise do apoio da força de segurança é preciso informar o comandante do pelotão para ele organizar o quadro do efetivo para prestar apoio para a equipe.

Outro ponto que Brum destacou foi que se a equipe de fiscalização já está nas ruas e por ventura sofram alguma retaliação e solicitem a presença da Brigada, sempre serão atendidos, pois trata-se da segurança do cidadão que nesse ponto é atribuição da Brigada Militar.

OUTRAS ATRIBUIÇÕES DA BRIGADA MILITAR

O comandante falou que antes de qualquer apoio em ações, o dever da Brigada Militar é atender as suas atribuições, realizando o patrulhamento, garantindo a segurança e atendendo qualquer chamado, inibindo crimes e evitando a desordem, “não pode viabilizar o efetivo para fiscalizar e inviabilizar o trabalho da polícia” – disse Brum.
 

Autor: Alcides Machado

Fonte: Rádio 89,1 FM

Mais notícias - Geral