Geral
Santo Antônio recebeu cerca de 150 mil reais para combate de Covid-19 e secretária de Saúde detalha o uso do recurso
18/06/2020 15:48
Foto: (Foto: Alcides Machado)

A secretária de Saúde de Santo Antônio das Missões, Arriete Pereira, participou de entrevista no programa Conversa Aberta desta quinta-feira, dia 18, e falou sobre os investimentos realizados nas ações de combate ao Covid-19.

Arriete comentou que os cuidados de prevenção devem continuar, o uso de máscara e álcool gel deve ser intensificado, porque a região pode estar passando pelo pico de casos de Covid-19, bem como, afirmou que o consumo de vitamina C é um grande ajudante nesse momento, assim como, a alimentação e a hidratação, fortalecendo o sistema imunológico.

Quanto as ações já realizadas pela secretaria ela resumiu destacando as orientações das medidas preventivas, ou seja, quanto ao uso de máscaras, álcool gel, não realização de aglomerações, ficar em casa, as quais iniciaram em 15 de março, além disso, foram realizadas três barreiras sanitárias com apoio do exército (final de março, início de abril e início de maio) e haverá uma nova barreira sanitária no final do mês, ainda ações de monitoramento no comércio, visitas domiciliares, e a disponibilidade de quatro equipes com enfermeiros, agentes e técnicos que estão trabalhando nas ações a partir de denúncias, que são realizadas e devem ser realizadas diretamente nos celulares de contato dos ESF’s, e acompanhamento das pessoas que chegam no município.

A secretária explicou que quando uma pessoa de fora do município chega para visitar a família, mesmo com a denúncia, a equipe não pode invadir uma residência e mandar essa pessoa embora, porque é propriedade partícular, apenas orientar, quando são recebidos, assim como, quando essas pessoas de fora circulam no comércio.

O município recebeu um recurso do senador Luiz Carlos Heinze no valor de R$ 147.162,57 para ações exclusivas de combate ao Covid-19 e de acordo Arriete, esse valor está sendo dividido para compra de material permanente, pagamento do ambulatório, compra de EPIS e manutenção das equipes. Ela destacou que ainda tem um valor alto para ser aplicado e que os gastos estão todos detalhados no portal da transparência, e a comunidade pode verificar acessando o site da Prefeitura Municipal.

A secretaria também recebeu um recurso do Sicredi que vai ser usado para equipamentos e para compra de testes rápidos, pois, a partir da próxima semana, o objetivo é realizar uma testagem em massa, iniciando com profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate ao Covi-19 e depois, nos comércios com maior número de funcionários.

No município já foram realizados 70 testes rápidos, e o Ministério da Saúde disponibilizou 166, dos quais estão sendo utilizados conforme o protocolo do ministério que são para as pessoas com sintomas ou que tiveram contato com alguém positivado, porém, com o recurso ainda disponível será possível realizar a compra de teste e efetivar em massa.

Questionada quanto a fiscalização no comércio, das aglomerações e se isso deveria ser realizado pela Brigada Militar, a secretária informou que a guarnição está fazendo a parte dela da forma que pode, mas compreende que seria necessário um reforço no apoio da Brigada Militar para as ações, porque existem situações que a equipe da saúde vai, orienta e as pessoas se dispersam, porém, “ao virar as costas”, volta tudo ao normal, e esse reforço é preciso ainda mais para as barreiras sanitárias, as quais só funcionam com um órgão de segurança, inclusive,  disse que já entrou em contato diversas vezes com o comando da Brigada no município solicitando apoio para as barreiras e a resposta é sempre a mesma, que não há efetivo para realizar tais ações.

Outra medida adotada pelo município será o toque de recolher que determina o novo decreto. Confira os detalhes clicando aqui.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Rádio 89,1 FM

Mais notícias - Geral