Geral
"Bandeira Vermelha pode voltar se os casos de Covid-19 continuar aumentando na região”, falou o coordenador regional da Saúde
18/06/2020 15:11
Foto: (Foto:Divulgação/12ªCRS)

O programa Conversa Aberta desta quinta-feira, dia 18, teve a participação do titular da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Iury Sommer Zabolotsky explicando como procede a divulgação dos números de casos da doença para chegar na mudança da bandeira.

O titular afirmou que o atraso da chegada do resultado dos exames na Secretaria Estadual de Saúde fez com que se somasse os internados de uma semana com a outra, totalizando um número expressivo, que na descrição das cores da bandeira resultou na vermelha. O boletim da secretaria fecha às 18 horas, e esses resultados chegavam após este horário, ficando computados para o próximo boletim, e foi isso que ocorreu naquela semana.

Para não voltar a ocorrer esse erro, ficou acertado em reunião com os órgãos que os números serão lançados online, em tempo real.

Iury disse que para declarar uma bandeira para cada região os dados passam por um estudo, são calculados, divididos e diminuídos para chegar no resultado final, um trabalho feito por especialistas com total segurança na divulgação final.

Questionado se a região corre o risco de ter a bandeira vermelha nas próximas semanas, o titular não descartou essa possibilidade se os casos continuarem aumentando como vem sendo nesta semana, se até o próximo estudo das bandeiras a região registrar mais de 10 casos hospitalizados é possível que a bandeira mude.

O coordenador falou que os municípios estão conseguindo realizar um bom trabalho, mas não tem como prever até quando isso será possível, pois o aumento de casos está rápido e o pior está próximo com a chegada do inverno aumentam os problemas respiratórios e consequentemente a contaminação.

Questionado o porquê de a incidência de casos ser baixa, afirmou que é porque poucas pessoas procuram um atendimento médico e relatam sintomas, até mesmo algumas pessoas passam por problemas estomacais ou diarreia, usando como exemplo, o ocorrido na cidade de Porto Xavier algumas semana atrás, após uma pessoa apresentar os sintomas e realizar o teste positivou, com isso todos os colegas de trabalho do paciente testaram positivo para o Covid-19.

Iury falou que a preocupação dos órgãos de saúde não é a quantidade de casos e sim a estrutura e leitos para atender pessoas de mais idade e com doenças crônicas que agrava o quadro clinico após ser infectado.

O coordenador fez um apelo para a comunidade regional para seguir as orientações de prevenção e principalmente, as pessoas idosas e portadores de doenças crônicas, que façam o isolamento social, mantenham o higiene e cuidados básicos, só assim será possível preservar a vida e passar essa pandemia e poder voltar ao normal.
 

Autor: Alcides Machado

Fonte: Rádio 89,1 FM

Mais notícias - Geral