Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Gestão, Negócios e Cia: O mundo VUCA
18/06/2020 09:27
Foto: (Foto: Arte | Eliara Cruz)

Um dos termos mais falados no meio dos negócios atualmente é VUCA. Tem até alguma similaridade com “muvuca” que pelo dicionário significa “aglomeração ruidosa de pessoas, em áreas públicas, bares etc., agito”. Todavia, VUCA é a sigla, ou acrônimo das palavras em inglês Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, que em português significam: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, respectivamente. O conceito foi empregado pelo U.S Army War College na década de 90 para explicar o mundo no cenário pós-Guerra Fria.

A Guerra fria que durou de 1947 até 1991, com a dissolução da União Soviética, dividiu o mundo em 2 blocos, Ocidente e Oriente. Até então o mundo parecia muito simples, mas a partir de então, tudo mudou muito rápido, complexificando as relações exteriores, a política, a economia, a tecnologia, saúde, educação, alimentação, segurança, e muito mais. Para explicar e atuar neste cenário com muita volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, os estudiosos estabeleceram o conceito de mundo VUCA.

Este cenário altamente complexo que vivemos a partir dos anos 90 e vamos continuar vivendo cada vez mais intensamente, traz desafios nunca antes imaginados e que necessitam de superação. A complexificação que está por todos os lados, podendo começar pela comida e bebida, lembrando de quantos tipos de haburgueres, cervejas, cafés, você tem acesso hoje e nem conhecia há anos atrás, passando pelos veículos, tecnologias de comunicação, plataformas de serviços, tratamentos de saúde e assim por diante. VUCA é o cenário cada vez mais complexo provocado pelo avanço da tecnologia e das exigências dos consumidores e compradores organizacionais.

Esta alta complexidade enfrentada por todos, especialmente por aqueles que precisam dirigir negócios e outras organizações na era digital oportuniza o surgimento de tecnologias disruptivas e novos modelos de negócios. Este mundo é um “prato cheio” para quem gosta de movimento intenso e inovação, mas é uma tortura para quem tem dificuldade de mudar.

Compreender cada um dos termos (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade) e saber interpretar como eles se aplicam no contexto da sua organização, dos parceiros, dos clientes e dos concorrentes é muito importante para definir planos e agir para minimizar os efeitos do mundo VUCA. Somente assim será possível que as organizações mais tradicionais prosperem mesmo diante de situações aparentemente desfavoráveis para o seu crescimento.

Volatilidade é a característica que faz parecer que algumas coisas que pareciam certas, escorrem por “entre os dedos” e outras “evaporem”. O volume e a velocidade das mudanças são mais difíceis de acompanhar. Para minimizar estes efeitos, é preciso investir tempo e dinheiro numa melhor visão do que está por vir e se preparar para os possíveis cenários.

Incerteza é o aumento da dificuldade de prever resultados futuros, mesmo quando as análises são baseadas em dados presentes. A imprevisibilidade é o elemento mais importante na viabilização da aplicação e funcionamento de novas soluções. Para minimizar a incerteza, é preciso investir na melhora do entendimento dos negócios e dos comportamentos futuros dos públicos.

Complexidade por tantos fatores, mas aqui principalmente por aqueles que dificultam a capacidade de agir. Conectividade, interdependência, a natureza interconectada e interdependente aumenta a dificuldade para desenhar cenários de decisões em ambientes complexos. Para amenizar a complexidade é preciso cada vez mais clareza, transparência e identificação de tudo o que faz a diferença no seu negócio.

Ambiguidade é a falta de clareza e concretitude do mundo atual, aumentando a dificuldade para encontrar as relações de causa e efeito na análise dos fatos, dados e acontecimentos determinantes. Em outras palavras, cada fato tem pelo menos 2 verdades, reduzindo a capacidade de encontrar soluções, dada a percepção de que tudo tem 2 lados e enquanto minimizam um risco, aumenta o outro. Para superar a ambiguidade, é preciso mais agilidade na tomada de decisões.

Que possamos superar o mundo VUCA, com visão, entendimento, clareza e agilidade.

Um abraço e até a próxima!

 

Autor: Marcelo Blume

Mais notícias - Geral