Geral
Registrado novo caso de dengue em São Luiz Gonzaga
05/06/2020 16:53
Foto: (Foto: Reprodução | Internet)

O município recebeu nesta sexta-feira (5) a confirmação pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS) de mais um caso de dengue. A paciente é uma jovem de 19 anos, moradora do Bairro Raimundo Gomes Neto (Frigorífico).

O primeiro exame para identificação da doença ocorreu em maio, quando a paciente realizou uma consulta particular em virtude de outras questões de saúde e solicitou ao médico a realização do exame para dengue. Com o resultado positivo, a jovem buscou atendimento na unidade de saúde da área e posteriormente foi encaminhada para a coleta de amostra, a qual foi enviada ao Lacen na terça-feira (2).

A jovem recebeu o acompanhamento da Secretaria de Saúde e não apresenta mais sintomas da doença. Até o momento, o município registra cinco casos de dengue autóctone (quando a doença é contraída no município onde a pessoa reside) e um caso indefinido (no qual não foi possível identificar onde o paciente contraiu a doença). No início do ano, também ocorreu um caso importado de dengue (quando a doença é contraída em outra cidade).

Além do protocolo padrão executado pela Vigilância Ambiental para controle da proliferação do Aedes aegypti e para evitar mais casos de dengue, a Secretaria de Saúde pede o apoio da população no combate ao mosquito. Não deixe água parada em pratinhos de plantas; evite o acúmulo de água em calhas, pneus e ralos; mantenha caixas d’água fechadas; guarde garrafas com o gargalo para baixo; mantenha piscinas tratadas adequadamente, entre outros cuidados a fim de evitar a proliferação do vetor.

 

Autor: Larissa Dorneles

Fonte: AI da Prefeitura de São Luiz Gonzaga com informações da SEMSA

Mais notícias - Geral