Envie agora seu recado!

200
caracter(es) restante(s)

Notícias

Antiga Estação Férrea de São Luiz Gonzaga abrigará o Museu Arqueológico
21 de maio de 2020 às 10:38
Antiga Estação Férrea de São Luiz Gonzaga abrigará o Museu Arqueológico
(Foto: Alcides Figueiredo/Rádio São Luiz)

Está em andamento a mudança do Museu Arqueológico de São Luiz Gonzaga, que antes ficava na Praça Cícero Cavalheiro, para a antiga Estação Férrea do município. O espaço, que passou por amplo processo de revitalização, está praticamente pronto, restando poucos detalhes para a abertura.

Marli Miranda, Secretária do Turismo e Cultura, explica que ainda falta transferir algumas peças. O processo de organização deve contar com orientação técnica do professor Anderson Amaral.

No local, haverá dois ambientes, com a parte do térreo destinada ao museu e o segundo piso a um mini auditório e uma galeria, que vai contar, em imagens, a história da estação. O setor de cultura, chefiado por Irene Borges Notarjácomo, também ocupará espaço no edifício.

A iluminação do local foi reforçada com refletores destinados pelo chefe da APDL, Tito Bilinski. Além de contribuir para a estética, as luzes ajudam na segurança, que também foi reforçada com alarme monitorado por empresa de segurança, patrulhas constantes da Brigada Militar e auxílio da comunidade vizinha ao local. “Eu conversei com os moradores e pedi que alertem diante de qualquer movimentação estranha”, explicou Marli. A preocupação se justifica pelos já conhecidos atos de vandalismo ocorridos em outras oportunidades.

Ainda não há data prevista para o início da visitação, mas estima-se pelo menos 30 dias e ainda é necessário levar em conta o período da pandemia. Quanto ao antigo local, na Cícero, ainda não há uma definição do que será feito. Marli destaca, por fim, o apoio que tem recebido das secretarias de Educação, Obras e também do chefe de patrimônio Jackson Fiorin Brandão, o qual tem auxiliado no transporte dos artigos.

 

Fonte: Rádio São Luiz