Geral
Comércio santo-antoniense recebe capacitação sobre cuidados durante a pandemia
06/04/2020 10:32
Foto: Grupo que participou do treinamento pela parte da manhã (Foto: Eliara Cruz)

Está sendo realizada em Santo Antônio das Missões uma capacitação sobre os cuidados que os profissionais do comércio devem ter durante a pandemia por coronavírus, a palestra é promovida pela secretaria de Saúde do município em parceria com a Acisam (Associação Comercial e Industrial de Santo Antônio das Missões).

 
Na abertura da primeira palestra na manhã da segunda-feira, dia 6, o presidente da Acisam, André Luis Taborda falou que esse treinamento ajuda a fortalecer e preparar os comerciantes e que todas as empresas participantes posteriormente irão receber um adesivo para fixar em seus estabelecimentos.
 
Em sua fala a secretária de Saúde, Arriete Pereira, agradeceu a presença de todos, alertando sobre a seriedade da covid-19 e importância dos cuidados de prevenção, esclarecendo que a capacitação não é para abrir o comércio, já que devem respeitar o decreto estadual, mas para que todos saibam como proceder e se cuidar.
 
A responsável pela Vigilância Epidemiológica, Angélica Oliveira, falou sobre as variações nos protocolos, já que inicialmente não se recomendava o uso de máscaras e atualmente é recomendado para toda a população, e destacou a importância dos cuidados básicos.
 
Márcio Souza, enfermeiro responsável pelos ESFs do interior, explanou sobre os cuidados que os comerciários devem ter na empresa e ao retornar para casa, explicando que as mãos devem ser lavadas até a altura do cotovelo frequentemente, falou ainda,  sobre a duração do vírus no ambiente e em diferentes superfícies, demostrando assim, os motivos de higienizar-se e higienizar os locais e utensílios, como celular, maçaneta, caneta e outros objetos usados com frequência, abordou também sobre as formas de contágio e explicou a importância de usar máscara, alertando que elas não podem ser tocadas e que devem ser trocadas a cada duas horas, que quando encosta-se na máscara ela imediatamente perde a utilidade, e alertou que as de tecido devem ser lavadas e passadas com ferro para serem reutilizadas. Márcio demostrou a dificuldade que temos em não colocar as mãos nos olhos, nariz e boca e falou da importância de evitarmos tocar nessas regiões.  Márcio aconselhou ainda, a utilizarem sempre que possível, o cartão de crédito e a tomarem cuidados com as cédulas de dinheiro.
 
Durante a palestra houve participação dos empresários e colaboradores que fizeram questionamentos e trocas de ideias e foi passado um vídeo sobre os cuidados para manter a imunidade alta e medidas que podem ser tomadas para manter boa a defesa do organismo, como: beber água, manter uma alimentação saudável, evitando doces e produtos industrializados, tomar banho de sol, fazer exercícios físicos, entre outros.
 
Os profissionais da saúde divulgaram um número de telefone com WhatsApp que funciona 24h por dia para esclarecer e tirar dúvidas da população que é mantido pelo Quartel de São Borja: (55) 9 9623-0800.
 
 

Autor: Eliara Cruz

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral