Geral
Decreto municipal autoriza a reabertura do comércio de forma gradativa em Santo Antônio das Missões
31/03/2020 15:57
Foto: (Foto: Arte/Eliara Cruz)

O Prefeito Municipal Puranci Barcelos dos Santos assinou o novo decreto que começa a valer a partir da sua publicação nesta terça-feira, dia 31, autorizando a reabertura gradativa do comércio geral de Santo Antônio das Missões, respeitando as regras fixadas no decreto.

Conforme Puranci em entrevista ao Grupo Fronteira Missões, após estudos e diálogos com a população em geral sobre a necessidade da reabertura do comércio, decidiu-se voltar ao trabalho visando várias regras para evitar o contagio, visto que o município é pequeno e muitas pessoas têm como sobrevivência o trabalho do dia a dia. A reabertura do comércio no município é de forma gradativa seguindo as orientações descritas no decreto, por isso vale ressaltar a importância de os empresários acessarem o decreto e tomarem conhecimento do mesmo.

A Assessora Jurídica da Prefeitura, Katielli Ortiz da Cruz, também conversou com a reportagem explicando os pontos do decreto, que não é simplesmente a liberação total do comércio em geral, inicialmente os estabelecimentos irão operar com 30% da capacidade, bem como deixar essa regra exposta na frente do estabelecimento. Além do comércio, academias e igrejas também poderão voltar o atendimento ao público, só que de forma reduzida, com a capacidade de 25%, respeitando a regra da distância de 2 metros.

Outro estabelecimento bastante procurado pela sociedade, e fonte única de renda de muitas pessoas no município são os Salões de Beleza, Barbearias e manicures, que também podem voltar o atendimento mediante o agendamento, seguindo rigorosamente as regras, ou seja, os salões de beleza e barbearias deverão atender no seu espaço físico uma pessoa por vez, e após o atendimento de um cliente, antes de receber o próximo, é preciso fazer a higienização geral do espaço físico e de seus equipamentos, e as manicures devem utilizar equipamentos do cliente, bem como usar a máscara.

Os restaurantes, lancherias, pizzarias, bares e lojas de conveniência também podem prestar o serviço até às 18 horas dentro das normas de higienização e distância das mesas, mantendo os profissionais com máscara, e após este horário somente poderão realizar o atendimento através de tele entrega.

Puranci considera importante ressaltar que todos os estabelecimentos comerciais do município podem voltar as suas atividades a partir desta terça-feira, dia 31, mas é obrigatório seguir as regras expostas no decreto, e as principais são disponibilizar máscaras e álcool em gel para seus colaboradores, bem como a higiene geral do estabelecimento.
Puranci reforça que a reabertura do comércio não poderá ter aglomeração de pessoas, fica à responsabilidade da empresa colocar uma pessoa na porta do estabelecimento permitindo a entrada de pessoas de acordo com as regras.

O prefeito solicitou mais uma vez que sigam as orientações de prevenção para que essa fase da pandemia do coronavírus acabe logo e tudo possa voltar ao normal, mas para que isso aconteça é preciso da participação e compreensão de cada um, empresário, cliente e população em geral.

Fica cancelado todo e qualquer evento em local fechado, independentemente da sua característica, condições ambientais, tipo do público, duração, natureza e modalidade do evento, com exceção às autorizações previstas expressamente neste decreto.
 

CONFIRA O DECRETO NA ÍNTEGRA NO LINK 

www.santoantoniodasmissoes.rs.gov.br/site/leis/68508-decreto-n-49972020

 

Autor: Alcides Machado

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral