Geral
Começam a chegar 45 toneladas de equipamentos para o Hospital de Clínicas de Porto Alegre
25/03/2020 15:47
Foto: (Foto: Divulgação Hospital de Clínicas de Porto Alegre HCPA)

O HCPA nunca para. Enquanto segue na linha de frente no combate à Covid-19 e começa a instalar emergencialmente dez leitos de CTI para atendimento de casos graves da doença, também dá sequência ao plano de ocupação gradual dos novos blocos.
Na manhã desta quarta, 25, oito caminhões descarregaram a primeira leva de 45 TONELADAS DE EQUIPAMENTOS, licitados em 2019. Eles são destinados ao novo Centro de Material e Esterilização (CME), que será instalado no Bloco B.

Importados dos Estados Unidos e Canadá e representando um investimento de MAIS DE 2 MILHÕES DE DÓLARES, os equipamentos são essenciais para o funcionamento das demais áreas que serão instaladas no novo prédio, como o Bloco Cirúrgico e o Centro de Tratamento Intensivo.

MAIS SEGURANÇA E MENOR CARGA DE TRABALHO

Os destaques são equipamentos que passam a realizar tarefas hoje realizadas manualmente, esterilizando grandes volumes simultaneamente e em curto espaço de tempo. Isso torna a assistência ainda mais segura e reduz a carga de trabalho dos profissionais.

Um deles é a "lavadora de carros", capaz de lavar não só grande volume de instrumentais, mas até mesmo carros de transporte de materiais usados em cirurgias ou uma cama hospitalar inteira. Já a "lavadora de túnel" lava, com grande rapidez e qualidade, materiais de videocirurgia e instrumentais, além de fazer a desinfecção automatizada de materiais de ventilação.

O lote conta ainda, com seis esterilizadoras de vapor para materiais e roupas com capacidade de 800 litros cada; esterilizadoras de baixa temperatura para materiais sensíveis ao calor; e lavadoras ultrassônicas de grande porte para materiais de cirurgia robótica.
 

Fonte: Hospital de Clínicas de Porto Alegre HCPA

Mais notícias - Geral