Geral
Santo Antônio das Missões tem o primeiro caso suspeito de coronavírus
24/03/2020 14:11
Foto: (Foto: Arte/Eliara Cruz)

O município de Santo Antônio das Missões teve o primeiro caso suspeito do novo coronavírus nesta terça-feira, dia 24. O caso foi divulgado pela Secretaria de Saúde em entrevista para a reportagem do Grupo Fronteira Missões.

Conforme a secretária Arriete Pereira, o paciente é do sexo masculino, possui 53 anos e esteve em viagem em outro município. O caso suspeito se encontra em isolamento domiciliar com a família e não apresenta estado de gravidade.

A secretária disse que foi realizado a coleta do material na manhã desta terça-feira e encaminhado para o Laboratório Central (LACEN) em Porto Alegre para a confirmação ou não do caso, o resultado será liberado em 7 dias.

A secretária reforçou o pedido para a população redobrar os cuidados, principalmente idosos e pessoas portadoras de alguma doença crônica, que sigam as orientações de permanecerem nas suas casas em isolamento social para se prevenir, visto que estas pessoas são as do grupo de risco.

Ressaltamos que além dos  idosos e pessoas com doenças crônicas, as demais pessoas que mantem o contato com as mesmas devem também ter um cuidado especial, visto que a Secretaria Estadual de Saúde já confirmou a contaminação comunitária que não é mais possível identificar a origem da contaminação de uma pessoa.

OS CUIDADOS BÁSICOS QUE FAZEM TODA A DIFERENÇA:

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

- Não estar em locais de aglomeração de pessoas.

Autor: Alcides Machado

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral