Geral
Campanha de vacinação contra H1N1 inicia dia 23 em Santo Antônio das Missões
18/03/2020 10:17
Foto: A responsável pela Sala de Vacinas, Ivone Helgueira conversou com a reportagem (Foto: Alcides Machado)

Conforme o governo federal havia divulgado que neste ano a Campanha de Vacinação contra a gripe H1N1 seria antecipada para este mês de março, a Secretaria de Saúde do município de Santo Antônio das Missões já está se organizando para a aplicação das doses nas pessoas que serão enquadradas no grupo de prioridade.

Conforme as técnicas de enfermagem da Sala de Vacinas Ivone Helgueira e Eliete Pereira, a aplicação das doses inicia no dia 23 de março, com algumas mudanças em relação às campanhas de anos anteriores e que as pessoas precisam entender e seguir as regras.

Este ano a campanha está dividida em três fases, a primeira que ocorrerá entre os dias 23 de março a 15 de abril será prioridade para os idosos acima de 60 anos e trabalhadores na área da saúde.

Já na segunda fase que inicia dia 16 de abril e termina dia 10 de maio será para os professores da rede pública e estadual, profissionais de forças de segurança e salvamento.

A terceira e última fase inicia dia 11 de maio e terá como público alvo crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionário do sistema prisional e adultos de 55 anos até 59 anos que comprovarem com documento atualizado algum problema de saúde.

O dia D conscientização será no sábado, dia 09 de maio, entre as 08 horas e 17 horas sem fechar ao meio-dia.

Ivone ressalta que as pessoas no grupo de risco devem levar junto com a carteira de vacinas o cartão SUS, pois a vacina só será aplicada mediante a apresentação do cartão SUS.

Conforme a responsável pela Sala de Vacinas, Ivone espera que as pessoas citadas compareçam conforme se enquadram nas fases para receber a dose e se proteger, ressaltando que a vacina protege as pessoas ao contrário do que muitos falam, inverdades alegando que a vacina faz mal. Ivone disse ser muito importante as pessoas se imunizarem e relatou que estão organizando o roteiro no interior.
 

Autor: Alcides Machado

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral