Rádio Fronteira Missões - 89,1 FM

Geral
Reuniões discutem medidas preventivas sobre o Coronavírus em São Borja
16/03/2020 10:52
Foto: (Foto: Divulgação/DECOM)

Desde a semana passada estão sendo realizadas reuniões na Prefeitura para tratar sobre as medidas de prevenção ao COVID-19 a serem adotadas no Município. Na sexta-feira (13/03), o prefeito Eduardo Bonotto, recebeu em seu gabinete o secretário municipal da Saúde, José Luiz Rodrigues Machado (Boca), a coordenadora da Vigilância em Saúde, Manoella Malgarim e a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação (SMEd), Lourdes Balbueno, para tratar sobre o assunto. Esse encontro teve como objetivo explicar como vai funcionar o fluxo de atendimento para a prevenção do vírus.

O secretário da Saúde, afirmou que já existe uma rede organizada junto com os postos de saúde locais, hospitais e laboratórios clínicos, preparada caso o município tenha algum caso. Ainda durante a reunião a coordenadora Manoella reforçou a importância de orientar a população para que tome os cuidados básicos de prevenção do vírus e sigam as orientações inclusive do fluxo de atendimento.

Já no turno da tarde, a reunião foi com a direção da Fundação/Hospital Ivan Goulart, onde estiveram presentes o presidente Pedro Machado, a diretora Fernanda Bonotto e equipe.

Há várias semanas a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do departamento de Vigilância em Saúde, vem realizando um trabalho focado, para de forma organizada e planejada dar tranquilidade a população. Deste modo, foi criado um Plano de Contingência, e além disso, capacitações de orientação e prevenção estão sendo realizadas em conjunto com o Hospital Ivan Goulart, que também capacitou seus colaboradores. Assim, ESF’s, profissionais de saúde, servidores da educação municipal e demais entidades e órgãos públicos estão tendo orientações neste sentido.

Profissionais estão lincados diretamente com as orientações de protocolos, contatos com a Coordenadoria Estadual de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e demais órgãos de referência. Desta forma, São Borja está preparada para dar suporte a população.

“Esse é o momento de buscar orientar a população com as condutas adequadas de prevenção e tranquilizar sem gerar pânico. As equipes estão a disposição para toda e qualquer dúvida”, ressalta o secretário da Saúde.

Todos os serviços públicos com atendimento ao público estão mantidos normalmente. Assim como também funcionam de forma normal as aulas nas escolas da rede municipal, estadual e particular da cidade. Até esta publicação nenhumcaso suspeito e confirmado foi divulgado.


 

Autor: Assessoria de Comunicação

Fonte: Prefeitura de São Borja

Mais notícias - Geral