Geral
Realizada a Primeira Cavalgada “Mulher Gaúcha” em Garruchos
16/03/2020 10:47
Foto: (Foto: Divulgação/Grupo Mulher Gaúcha)

Na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, dia 08 de março, foi realizada a Primeira Cavalgada Mulher Gaúcha no município de Garruchos. A cavalgada foi organizada pela cidadã garruchense Sabrina Charão Santiago. O grupo foi composto por doze mulheres de três a 40 anos de idade, mulheres estas que realizaram um percurso de 3 Km na localidade de São José Velho.

A reportagem do Grupo Fronteira Missões realizou um bate papo com Sabrina, com o objetivo de conhecer a história da cavalgada “Mulher Gaúcha”, história essa que você vai conhecer a partir de agora.

GFM – Por que teve a iniciativa de realizar uma cavalgada?

SABRINA - Nossa cavalgada teve como principal objetivo homenagear o Dia da Mulher, mostrando reverência e respeito a elas. Também porque nosso município cultiva as tradições, mas nunca as mulheres tiveram um apoio, então tive essa ideia, desde pequena eu participo de desfiles e rodeios com minha família e achei que já estava na hora das mulheres terem seu lugar também, sei que todas gostam, mas não tinham incentivo.

GFM - Você acredita que ainda há preconceito quando se fala em mulheres nas atividades campeiras?

SABRINA - Infelizmente ainda existe o preconceito e machismo em relação à mulher andar a cavalo, porque até pouco tempo era quase exclusivo só para homens qualquer atividade ligada a cavalos, então fiz a cavalgada para nos aproximar e mobilizar mais mulheres, mostrando que nós podemos sim, que podemos encilhar um cavalo, cavalgar e mostrar nosso lugar, as nossas conquistas, os nossos direitos.

GFM - Na sua opinião, visualizando suas companheiras, qual era o sentimento que você notava no rosto delas?

SABRINA - Era sentimento de felicidade, superação, conquista, incentivo união e muita força de vontade, porque lugar de mulher é onde ela quiser…foi muito emocionante ver as pessoas nos aplaudindo de pé, nos dando parabéns, isso foi muito gratificante e incentivador. Todas estavam seguras de si naquele momento, nosso maior sentimento foi gratidão.

GFM - Pretende dar sequência nas cavalgadas nos próximos?

SABRINA - Sim, pretendo e espero que nosso grupo cresça cada vez mais, tenho algumas ideias já para o ano que vem, espero receber mais apoio do município, porque infelizmente as tradições já não estão sendo tão apoiadas como antigamente, tudo está se perdendo, como falei nossa cavalgada não tem fins lucrativos, nosso propósito é nos fortalecer, mostrar nossa capacidade, nos unir, nos representar na sociedade e com certeza fazer o que gostamos, cavalgar, e estamos aí prontas e fortes.

GFM - Sabrina, com certeza você teve a ideia, precisou planejar e mobilizar demais mulheres para esta cavalgada, após tudo isso, como você se sente?

SABRINA - Me sinto agradecida a Deus, a nossa Santa Aparecida que nos acompanhou, as gurias, a Chácara 65 e ao público que veio nos ver, no momento da chegada eu não sabia se chorava ou sorria, meu coração tremia, foi tão emocionante, prazeroso, gratificante ver as gurias ali todas reunidas, sendo aplaudidas, com sorriso no rosto, autoconfiantes. Espero ter conseguido a união de todas.

GFM - Para a cavalgada do ano que vem, o que você espera?

SABRINA - Conto com todas que participaram neste ano, que estejamos juntas no ano que vem, e desde agora estendo o convite para quem quiser participar nas próximas edições, serão bem recebidas no nosso piquete que está se formando, ´Piquete Mulher Gaúcha’, piquete este que estará no desfile Farroupilha deste ano e faremos outra cavalgada no outubro Rosa, se assim Deus nos permitir, porque lugar de Mulher é onde ela quiser! Gratidão é a definição de tudo.
 

Autor: Alcides Machado

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral