Geral
Mais de 150 pessoas passaram pela Sala de Vacinas no sábado dia 15 em Santo Antônio das Missões
17/02/2020 14:30
Secretária Arriete Pereira comenta sobre outros assuntos.
Foto: (Fotos: Alcides Machado)

O Programa Conversa Aberta desta segunda-feira, dia 17, foi com a secretária de saúde do município de Santo Antônio das Missões, Arriete Pereira. Os pontos discutidos foram: Capacitação com a Coordenadoria Regional de Saúde com os profissionais da secretária, contrato confirmado com o Hospital Ivan Goulart de São Borja, fato ocorrido na última semana no Pronto Atendimento, nova unidade básica de saúde, calendário do atendimento médico no interior, campanha de vacinação e prevenção de doenças.

A capacitação que foi realizada na semana passada teve como objetivo compartilhar conhecimento e informações sobre a atual situação de epidemia do novo vírus que surgiu na China, que hoje é uma preocupação mundial, há mais dúvidas do que respostas sobre a origem, a cura que ainda está sendo pesquisada, coronavírus já levou a morte até agora um número próximo de duas mil pessoas. Foi esclarecido algumas dúvidas, como agir com pacientes que apresentar os sintomas, locais nas unidades de saúde que estão preparadas para receber pessoas quando algum caso for confirmado no Rio Grande do Sul.

CONTRATO ASSINADO COM O HOSPITAL IVAN GOULART

Com o sorriso no rosto, demostrando que mais um dos objetivos da sua pasta foi concretizado, Arriete confirmou o contrato que a administração assinou com o Hospital Ivan Goulart da cidade de São Borja, que hoje é referencia na região em termos do quadro de profissionais que nele compõem, serviços de alta tecnologia e complexidade.

A secretária disse que o município não encerrou a parceria com o Hospital de São Luiz Gonzaga pelo fato de ser grato pelos longos anos que vem recebendo pacientes do município e de ser o hospital mais perto da cidade para casos de emergência que precisa do mínimo tempo para um atendimento mais complexo. Pacientes serão encaminhados para o Ivan Goulart nos casos de alta complexidade, que exigem um cuidado mais especifico, visto que ao receber o atendimento médico o profissional encaminhará dependendo do caso diagnosticado.

AMEÇA NO PRONTO ATENDIMENTO

Questionada sobre o fato que ocorreu no Pronto Atendimento na última semana, onde uma profissional trabalhava que acabou sendo ameaçada que precisou até de intervenção policial, Arriete relatou que as pessoas estão impacientes para aguardar o atendimento, até mesmo referem-se a palavras como “vocês estão sendo pagos para isso”, exigem agilidade, e muitas vezes falta de consideração e respeito com quem ali esta para atender.

A secretária disse o PA é um dos alvos de mais reclamações que chegam até ela, mas confirmou que cada reclamação que recebe por parte da polução ela busca esclarecer o que aconteceu para que não se repita, e faz questão que as pessoas o procurem em sua sala quando tiver alguma reclamação, pois ouvindo as pessoas, dialogando com a comunidade, questionando os profissionais do atendimento que é possível prestar um serviço de qualidade.

NOVA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Sobre o projeto da Unidade Básica de Saúde que a administração está trabalhando para a implantação na Casa Familiar Rural que tem como objetivo de atender com mais agilidade, especialmente as comunidades do interior, com horário de funcionamento no turno inverso do ESF quase em sua totalidade, Arriete disse que já foi feita a adesão do programa do governo Federal, no momento estão com a adequação do prédio, visto que precisa de algumas reformas como pinturas e adequar o espaço para receber os pacientes, com a abertura dessa unidade terá a oferta de três leitos de observação, mais médicos, mais profissionais que irão atuar e a expectativa é daqui trinta dias já esteja em funcionamento.

PREVENÇÃO DE DOENÇAS

A secretária reforçou para a comunidade sobre a prevenção de todos os tipos de doenças, especialmente agora nos próximos dias que começa a folia de carnaval, alertando a todos sobre a consciência do uso de preservativo na relação sexual, testes rápidos disponíveis nas unidades de saúde, que nos últimos dias a procura foi menos.

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

Em relação a campanha de vacinação contra o sarampo e regularização da vacina da febre amarela, segundo a secretária mais de 150 pessoas passaram pela Sala de Vacinas no último sábado, dia 15, o dia “D” vacinação. Além da dose que o público alvo deveria receber, as profissionais Ivone Helgueira e Eliete Pereira ainda fizeram análise completa da carteira de vacinas, orientando as pessoas sobre outros tipos de vacinas que estavam incompletas, sendo orientados a retornarem durante a semana para regularização.

No sábado, Ivone conversou com a reportagem do Grupo Fronteira Missões e disse que o dia “D” deste ano bateu recorde em relação as outras campanhas, pelo grande número de pessoas que procuraram a Sala de Vacinas, mesmo com a situação do tempo que se encontrava no sábado. Ivone disse na tarde desta segunda-feira, dia 17, que foi aplicado mais doses da vacina contra a febre amarela do que a tríplice viral. Ivone lembra que é necessário levar junto o Cartão SUS para poder realizar a aplicação da vacina.

ATENDIMENTO MÉDICO NO INTERIOR

Sobre o atendimento médico no interior, a secretária disse que nos próximos dias o doutor retorna das férias e retomara os atendimentos que posterior serão divulgados o cronograma.
 
AVISOS

Durante o mês de fevereiro o atendimento pediátrico no Pronto Atendimento será realizado aos sábados a partir das 8 horas, ou seja, foi no dia 15, será dia 22 e 29. Nas segundas feiras o atendimento é normal, PORÉM DIA 24 NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO, PONTO FACULTATIVO DEVIDO AO CARNAVAL. Na sexta-feira, dia 21, o horário de atendimento da secretária será entre as 12 e 16 horas.

 

Autor: Alcides Machado

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral