Geral
Presidente do Legislativo de Itacurubi fala sobre destinação de emendas e concurso público
18/01/2020 09:06
Foto: Vereador Jorge Nilton Rigon (Foto: Reprodução | Arquivo Pessoal)

O Grupo Fronteira Missões realizou entrevistas com os novos presidentes das Câmaras de Vereadores de Santo Antônio das Missões, Garruchos e Itacurubi com o objetivo de pautar a função de um vereador, fazer uma retrospectiva das ações
realizadas pelo Legislativo durante o ano de 2019, destacar algumas demandas do município e as perspectivas de projetos e ações dos novos presidentes para o ano de 2020. As entrevistas foram realizadas no programa Conversa Aberta da Rádio Fronteira Missões, sendo que no dia 7, por telefone, participou o presidente da Câmara de Itacurubi, Jorge Nilton Rigon.

Jorge Nilton Rigon, vereador de Itacurubi, comenta sobre a importância de se ter vereadores dentro de uma comunidade, considerando que os mesmos representam partes de uma comunidade, diferentes classes, pois cada um tem a sua votação e é de acordo com o seu perfil. Destacou que um vereador ao ser eleito é responsável por buscar recursos e atender as demandas solicitadas pela população.

Jorge evidenciou que desde o primeiro momento que colocou o seu nome à disposição para ficar à frente do Legislativo não teve a intenção de se promover, porque entende que o trabalho é desenvolvido por todos, citando o nome de cada vereador do município, e porque tem livre acesso a todas as bancada, inclusive, foi eleito a presidente da Casa com oito votos a favor, praticamente, unanimidade.

A avaliação do trabalho do Legislativo em 2019, feita por Jorge, ponderou que muitas vezes os pedidos são atendidos e em outras ocasiões são frustrados e, para si, é um motivo de alegria quando consegue fazer algo pela comunidade, quando é possível dar opinião sobre algo que vá impactar para a população, no entanto, muitas vezes se decepciona, porque tem algumas coisas que não dependem do vereador, mesmo desejando que certas coisas “andem mais rápido”.

Sobre as principais demandas e projetos discutidos em 2019, disse ter sido nas questões da iluminação, problemática da água em partes da cidade, de estradas e acessos em propriedades rurais, bem como destinação de emendas impositivas, e para que as ações aconteçam é importante manter diálogo e trabalhar todas as bancadas em conjunto, assim como junto ao Poder Executivo.

Focando nos problemas de falta d’água, após ser questionado como poderia ajudar, disse que os vereadores utilizaram as emendas individuais para destinar alguns valores para ações específicas e uma delas foi destinada para tentar resolver o problema que algumas famílias enfrentam de falta de água, talvez mudar a tubulação, assim como, há destinada para a área de saúde. Essas emendas individuais totalizam 108 mil reais e vão para as áreas escolhidas pelos vereadores.

Para 2020, o foco é manter a Casa Legislativa organizada, e dar um foco ainda maior para as emendas impositivas, que foram destinadas da seguinte forma: bancada do PDT tem 50 mil reais para o transporte escolar de acadêmicos; bancada do PT tem 19 mil reais para uma sala de alvenaria na Escola Mariuza Silva da Silva e 19 mil reais para uma estrutura metálica para pracinha de brinquedos na Escola Mariuza Silva da Silva; bancada do PP tem 59 mil reais para continuidade da construção da Associação de Amparo ao Idoso Tia Nurica.

Outro foco, segundo Jorge, é colocar em pauta as demandas da comunidade e a fiscalização, que também é o papel do vereador.

Sabendo que sempre há alguns atritos entre Legislativo e Executivo ou mesmo entre vereadores, independentemente qual município for, perguntou-se ao presidente quais eram a expectativa de relacionamento entre colegas e os Poderes, ele disse estar tranquilo, porque acredita que os diálogos acalorados acontecem devido haver problemas e a necessidade de cobranças em alguns casos, mas isso não afeta o relacionamento pessoal, e sim, são discussões profissionais, até porque é importante falar do problema, não da pessoa.

Referente ao funcionamento da Câmara, disse que a organização segue a mesma, tanto em horários, quanto funcionários, porém, estão discutindo a realização de uma sessão extraordinária para fazer os encaminhamentos de um concurso público com uma vaga para auxiliar de apoio Legislativo e cadastro reserva para cargo de encarregado de serviços gerais. A necessidade de extraordinária é porque precisam encaminhar os trâmites antes de iniciar o período do pleito eleitoral.

As sessões ordinárias serão retomadas no dia 17 de fevereiro.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral