Geral
Presidente do Legislativo de Santo Antônio das Missões tem foco em corte de diárias e devolução de recursos ao Executivo
18/01/2020 09:02
Foto: Vereador Valdir Robalo (Foto: Jéssica Ourique)

O Grupo Fronteira Missões realizou entrevistas com os novos presidentes das Câmaras de Vereadores de Santo Antônio das Missões, Garruchos e Itacurubi com o objetivo de pautar a função de um vereador, fazer uma retrospectiva das ações realizadas pelo Legislativo durante o ano de 2019, destacar algumas demandas do município e as perspectivas de projetos e ações dos novos presidentes para o ano de 2020. As entrevistas foram realizadas no programa Conversa Aberta da Rádio Fronteira Missões, sendo que Valdir Robalo, presidente da Câmara de Vereadores de Santo Antônio das Missões participou no dia 8. 

Valdir Robalo ressalta que uma pessoa quando se candidata a vereador se propõe em trabalhar por um município, e é esta a função de um legislador, ouvir a comunidade, indicar melhorias, solicitar demandas da comunidade e até resolver algumas situações. Evidencia também que é o quarto ano deste mandato e que está assumindo como presidente da Casa Legislativa pela terceira vez e isso, é uma satisfação.

Avaliando as suas atividades enquanto vereador em 2019, disse ter sido de grande relevância, porque quando se faz uma parceria como Poder Executivo, sem olhar partido, se consegue trabalhar e as coisas vão evoluindo, até porque o trabalho do vereador está focado em pedir, e se fica satisfeito quando algo que é proposto ou indicado é atendido, no entanto, é preciso ter consciência de que nem sempre se consegue resolver todas as demanda, por isso é importante priorizar e resolver por partes.

Valdir evidenciou que as exigências maiores são as questões de estradas, pois, hoje, o município tem mais de 2 mil quilômetros de estradas e, considerando isso, se tem poucas máquinas, então é preciso mais maquinários e um planejamento correto para desenvolver o serviço que as comunidades anseiam, e disse acreditar que a Administração Municipal está buscando isso, e como vereador, seguirá tentando colaborar.

Sobre as vaias recebidas quando foi eleito presidente da Câmara para o ano de 2020, pelo motivo de compor chapa com vereadores de outros partidos políticos, Valdir disse entender as vaias porque são pessoas leigas que não sabem exatamente a responsabilidade de um vereador, pois, o vereador é eleito para trabalhar pela sociedade, não para fazer oposição a uma Administração. Ressaltou que o vereador ao fazer uma oposição, especialmente radical, não irá prejudicar o prefeito, e sim, a população, porque o prefeito não vai deixar de receber o salário no final do mês, mas, com isso, a sociedade poderá ter dificuldades seja na área de saúde, educação, transporte, entre outras. Ele ainda comentou que a oposição é necessária, mas se faz oposição naquilo que se entende não estar certo, porque se não estará prejudicando a sociedade, principalmente quando se tem tantas demandas, seja na manutenção das ruas da cidade, valos abertos, lixos, ou outros setores.

Valdir falou que continuará trabalhando em 2020, como sempre trabalhou, com responsabilidade, especialmente para devolver recursos, como já fez em outros momentos que foi presidente do Legislativo, porque sabe que o município vem com seu orçamento bem dividido e sobre medida, e para se fazer qualquer ação se precisa de recursos. Ponderou que o financeiro que vai para a Casa Legislativa é para manter as atividades, pagar folhas salariais e algumas despesas, mas o restante é do povo e nada mais justo, que devolver ao administrador para que seja destinado em serviços para a comunidade.

O vereador enfatizou que quer fazer devoluções de recursos, e desde já pede à Administração Municipal que utilize nos pontos prioritários, bem como explicou que para fazer essas devoluções, manterá seu jeito de trabalho que é cortando diárias, ou seja, liberando somente aquelas necessárias.

Também objetiva trabalhar em parceria com os secretários para buscar auxiliar na solução dos pontos críticos (água em localidades do interior, estradas, melhorias dentro da cidade, escolas, entre outros), de maneira a atender as demandas vindas da população para que seja possível um maior desenvolvimento de Santo Antônio das Missões e gere qualidade de vida aos munícipes.

Outro questionamento feito ao vereador foi se haveria a possibilidade de realizar reuniões descentralizadas nas localidades do interior e bairros da cidade, e ele falou que não é muito favorável a isso, explicou os seus motivos dizendo que já se tentou realizar reuniões dessa forma e viu pessoas gritando da plateia, xingando vereadores, pois muitas pessoas não entendem que durante a sessão é necessário pedir espaço na tribuna para falar, não podendo falar do plenário, sendo assim, a Casa Legislativa está sempre aberta a receber a comunidade. Outro fator que Valdir ponderou foi que para fazer sessões no interior, gera-se gastos em equipamentos e deslocamento.

No entanto, é totalmente a favor que as comunidades, quando julgarem importante e necessário, realizem uma reunião e chamem algum vereador ou todos, para discutir qualquer temática e conversar abertamente, porque assim o vereador tem o dever de visitar, dialogar e escutar a população.

Falou que a busca de emendas parlamentares é importante para que sejam realizadas obras, compra de veículos e maquinários, de forma a melhorar a prestação de serviços, e enfatizou que está aguardando a reposta do deputado Afonso Motta a respeito de um pedido de mais duas emendas, e também uma visita do deputado para colocar outras questões, inclusive solicitar recursos de emenda parlamentar conjunta para aquisição de uma patrola para o município.

Referente à organização do Legislativo, a mudança mais significativa é no horário de atendimento, sendo das 7h às 13h. As sessões ordinárias da Casa voltam ao normal no dia 3 de fevereiro.

 

Autor: Jéssica Ourique

Fonte: Grupo Fronteira Missões

Mais notícias - Geral