Geral
Balão da Google que leva internet caiu em área rural entre Alegrete e Quaraí
11/01/2020 10:34
Foto: (Foto: Uellison Fernandes)

Circula nas redes sociais de que foi encontrado na tarde desta sexta-feira, 10 de janeiro em uma propriedade rural na cidade de Alegrete, um balão que leva internet a locais remotos.

O Projeto Loon é um projeto de pesquisa e desenvolvimento que está sendo desenvolvido pelo Google com a missão de fornecer acesso à Internet para áreas rurais e remotas. O projeto usa balões de alta altitude colocados na estratosfera, a uma altitude de cerca de 20 km para criar uma rede sem fio com velocidade semelhante a de 3G das redes de telefonia móvel. Por falar nisso, o funcionamento é através de conexões a smartphones com suporte ao LTE.

Eles carregam equipamentos de rede móvel alimentados por energia solar. Um grupo de balões espalhados cria uma rede que disponibiliza conexão sem fio em determinada área, ou seja, o funcionamento é semelhante ao das torres terrestres. A maior diferença é que os balões estão em movimento constante. O sistema de navegação funciona de modo autônomo, supervisionado por operadores, e usa inteligência artificial para se aperfeiçoar.
 
As imagens foram publicadas em uma rede social por Uellison Fernandes que disse: - “Trabalho há anos aqui e nunca tinha visto algo parecido. Foi por volta das 7h da manhã que eu e mais dois funcionários percebemos o estrondo. A tardinha quando parou a chuva fomos olhar, com medo que aquilo pudesse explodir, um monte de luzes e uma estrutura enorme. ”
 
 

Fonte: Alegrete Tudo

Mais notícias - Geral